10 metas para 2018 que darão uma guinada na sua vida

Essas resoluções de Ano Novo farão sua vida se tornar mil vezes melhor em 2018.

Erika Strassburger

Em todo início de ano, é importante fazermos uma retrospectiva do ano que passou, avaliando nossas atitudes – nossos erros e acertos em todas as áreas da vida – e traçar metas para corrigir nossas falhas ou melhorar naquilo em que não estamos indo tão bem.

Aqui estão 10 resoluções de Ano Novo que, se forem seguidas, farão sua vida ser mil vezes melhor em 2018.

1. Tornar-se um cônjuge melhor

Se em 2017 houve brigas, atitudes egoístas, deslealdade ou outra atitude que afetou a paz de seu relacionamento, feriu os sentimentos de seu marido ou mulher, esta é a sua chance de fazer tudo diferente a partir deste ano.

Você se alterou, criticou, falou mal de seu marido? Você ignorou, deu tratamento de silêncio, depreciou a sua mulher? Faça uma lista daquilo que você precisa melhorar e trabalhe para que isso aconteça. Empenhe-se em se tornar o tipo de cônjuge que você gostaria de ter.

2. Tornar-se um pai/mãe melhor

Se no ano que passou você não deu atenção suficiente a seus filhos, não passou tempo suficiente com eles, permitiu que eles ficassem tempo demais no celular/computador, foi ríspido, crítico, ou deu liberdade excessiva; trace metas para se tornar uma mãe ou pai mais temperado, mais equilibrado. Seus filhos precisam disso para ter uma vida mais equilibrada e feliz.

Advertisement

3. Tornar-se um filho melhor

Se você é adulto e tem sua própria família, ou é solteiro e mora sozinho, pode se tornar comum deixar seus pais um pouco de lado, afinal, a vida exige tanto de você, não é? Que tal traçar uma meta de reduzir um pouquinho o ritmo e reservar algumas horas semanais para visitá-los ou, se estiverem longe, conversar com eles por telefone ou chamada de vídeo?

Se você mora com seus pais ou mora perto deles, e o relacionamento com eles não é dos melhores, pois eles fazem muitas cobranças e ficam se intrometendo na sua vida; esforce-se um pouco mais para ser paciente com eles. Converse um pouco mais com eles, faça algumas refeições com eles, sentados à mesa. Talvez, tudo o que eles querem é um pouco de atenção.

Sejam como forem, eles são seus pais. Eles não são perfeitos assim como você não é. Você um dia será pai ou mãe e vai desejar ser bem tratado por seus filhos. Então, comece por tratar melhor e perdoar aqueles que lhe deram a vida.

4. Cuidar melhor da sua saúde

Se, no ano que passou, você foi sedentário, protelou seus exames de rotina, não fez um tratamento como deveria, não dormiu bem e se alimentou mal, você PRECISA dar um basta nesse desleixo! Decida: “De hoje em diante, vou me amar mais! Vou cuidar melhor de mim!” Se a sua saúde vai mal, tudo fica pior. Mesmo que você esteja tratando alguma doença, sempre dá para melhorar quando passamos a ter hábitos mais saudáveis.

5. Fortalecer a sua fé

Fortaleça a sua fé em Deus traçando metas para estudar diariamente as escrituras sagradas, orar regularmente, frequentar a Igreja (templo, mesquita ou sinagoga – dependendo da sua religião) regularmente, corrigir o que houver de errado em sua conduta. Em suma, tome a decisão de ser uma pessoa mais fiel às suas convicções.

Advertisement

6. Ser um profissional mais competente

Independentemente de sua profissão, se em 2017 você não foi um profissional à altura de sua capacidade, não se empenhou o suficiente em seu trabalho ou, de modo genérico, fez as coisas de qualquer jeito; trace a meta de se tornar o melhor profissional que puder. Essa dedicação lhe abrirá muitas portas. Pode render-lhe um aumento de salário ou uma promoção.

7. Ser mais honesto

A honestidade é, infelizmente, uma grande carência de nossos dias. Ser honesto não é apenas não roubar ou devolver o troco recebido a mais. É não inventar mentiras sobre outras pessoas e não passar adiante informações quando não temos certeza de sua veracidade. É não inventarmos atributos que não temos, como meio de conquistar admiração das outras pessoas. É não aceitarmos certas facilidades, como um furo na fila, um gato na TV por assinatura ou na luz. É trabalhar todo o tempo pelo qual estamos sendo pagos. Há muitas formas de desonestidade. Se você comete algumas delas, comprometa-se em abandoná-las imediatamente.

8. Não julgar mal

Todo mundo erra, isso é fato. Mas, a grande “novidade” é que podemos nos arrepender e recomeçar, livre dos erros cometidos. Então, toda vez que condena alguém por um erro cometido, você corre sério risco de estar cometendo uma enorme injustiça, porque talvez a pessoa já possa estar limpa por ter passado pelo processo de arrependimento. E você está se maculando ao condenar um justo.

O único que tem capacidade e autoridade para dar um veredito final é o Senhor, pois Ele conhece-nos a fundo, sabe como nos sentimos em relação a nossos erros. Se ele perdoa um pecador arrependido, quem somos nós para condená-lo?

9. Abandonar o egoísmo

Quando pensamos apenas em nossos interesses ou “no que vamos ganhar” fazendo ou não determinada coisa, ignorando as necessidades daqueles à nossa volta, estamos impedindo o nosso progresso em vários sentidos. Afetamos a nossa família, as nossas relações no trabalho e com os amigos, e a nossa espiritualidade, entre outros. Se você tem olhado mais para o próprio umbigo do que à sua volta ultimamente, tome a decisão URGENTE de abandonar o egoísmo.

Advertisement

10. Aumentar seu conhecimento

Uma excelente resolução de Ano Novo é abandonar o “sedentarismo” intelectual ou mental e investir no aprendizado. Há muita coisa nova para se aprender na vida. Você pode voltar a estudar, pode aprender um novo idioma (ou aperfeiçoá-lo), aprender a tocar um instrumento musical, a construir ou consertar alguma coisa. Quanto mais você souber, maiores serão as suas chances de melhorar a sua vida, em todos os sentidos. Além disso, o conhecimento é uma das poucas coisas que levaremos desta vida.

Lembrando que progredir não é sinônimo de enriquecer. Significa ter uma vida melhor em vários aspectos e mais feliz. Progredimos quando nos tornamos espiritualmente mais fortalecidos, quando temos uma família mais unida, quando melhoramos nosso desempenho no trabalho, nos estudos, quando nossa fé se torna inabalável. Progredimos quando melhoramos a nossa atitude e refinamos o caráter.

É praticamente impossível melhorar a vida estando de braços cruzados. Portanto, anote todas as suas resoluções de Ano Novo, depois peça a Deus para ajudá-lo a cumprir suas metas (se você tem fé) e mãos à obra!

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.