Febre amarela faz sua quarta vítima fatal na cidade mais populosa do Brasil

Um surto de febre amarela tem feito vítimas em grandes estados brasileiros. Quais os sintomas e como se prevenir?

Renata Finholdt

Doenças que até pouco tempo atrás eram consideradas erradicadas, tanto em nosso país quanto no mundo, tem voltado pouco a pouco a fazer novas vítimas fatais.

Sífilis, Dengue, Doença de Chagas e mais recentemente a febre amarela tem ressurgido e feito com que a população se sinta fragilizada e corra em busca de meios que possam protegê-la.

A cidade mais populosa do Brasil e seu principal centro financeiro, São Paulo, tem sido o berço de um novo surto de febre amarela que fez recentemente sua quarta vítima. Adilson Tadeu Esteves Cipriano, de quarenta e oito anos, foi infectado dias depois de ter comemorado o réveillon na região de Serra da Cantareira, região de mata localizada na zona norte da cidade.

Após sentir algumas fortes dores musculares e na cabeça, Adilson se dirigiu ao pronto socorro no primeiro dia do ano, sendo transferido posteriormente para outro hospital, onde veio a falecer na terça-feira, dia nove de janeiro, vítima de falência múltipla de órgãos, choque séptico e disfunção renal, todos sintomas decorrentes da contaminação pela febre amarela.

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa, que é transmitida através da picada de mosquitos como o Aedes aegypti.

Advertisement

Ela tem esse nome porque um de seus sintomas característicos é o amarelão espalhado pelo corpo de quem é contaminado. Além disso, a doença pode causar hemorragias em vários graus e por este motivo é perigosa e pode ser letal.

Pessoas que nunca receberam doses de vacina contra a doença e idosos são os principais fatores de risco, por este motivo, a campanha de vacinação contra a febre amarela tem sido realizada por todo o estado.

Sintomas

Apesar da grande repercussão, não são todas as pessoas que são contaminadas pela doença que apresentam sintomas. Para quem apresenta, os mais comuns são: febre, dor de cabeça, náusea, dores musculares, fadiga e fotofobia, sintomas que tendem a desaparecer em três ou quatro dias.

No entanto, após esse período, algumas pessoas acabam tendo uma evolução do quadro e passam a apresentar o amarelão característico, dores abdominais, urina escura e até mesmo sangramentos. Isso acontece quando o vírus atinge órgãos como o fígado e rins.

Aos primeiros sinais desses sintomas, é importante buscar ajuda médica, mesmo que sejam sintomas simples. Aquelas pessoas que residem ou tiveram contato com as regiões de risco precisam de ainda mais atenção. Alguns exames de sangue podem detectar e confirmar a infecção pela febre amarela.

Advertisement

Prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a vacina é a melhor forma de prevenir o avanço da doença, uma vez que uma pessoa infectada e picada pelo mosquito pode ajudar a multiplicar o problema.

Bebês até os nove meses só devem ser vacinados em casos de epidemia da doença. Dos nove meses até a idade de cinco anos incompletos, é indicada uma dose inicial da vacina com nove meses e outra complementar aos quatro anos de idade.

A partir dos cinco anos de idade, a vacinação é recomendada e precisa ser repetida dez anos após a primeira dose. Importante lembrar que essa recomendação também é válida para adultos.

Gestantes e lactantes não têm recomendação de vacinação. Já idosos a partir dos sessenta anos precisam de avaliação médica para que seja verificado os riscos.

Pessoas que viajam para locais onde há surto da doença precisam necessariamente tomar uma dose da vacina (caso não tenham sido vacinadas anteriormente) com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.

Advertisement

O controle para eliminação do mosquito que transmite a doença também é uma fonte importante de prevenção. Evitar água parada, limpar calhas, retirar água dos pratos nos vasos, são pequenos gestos que trarão uma grande contribuição para diminuição do foco desta e de outras doenças.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.