Um alerta para os pais que pegam o filho no colo toda vez que choram

Pegar no colo toda vez que o bebê chora não é recomendado pela maioria das pessoas. O que este ato realmente proporciona ao bebê é surpreendente.

Michele Coronetti

As pessoas sempre aconselham os pais de primeira viagem ou aqueles mais grudados com seus filhos pequenos a não atenderem e nem pegarem seus filhos no colo cada vez que eles choram. O motivo é explicado pela maioria deles: bebês e crianças que recebem colo imediatamente após resmungar ficam mimados e estragados, e nenhum pai ou mãe vai dar conta de educá-los quando crescerem um pouco mais.

É até comum ouvir depois que os filhos ficam grandinhos e passam pela fase da birra frases que provam suas teorias, com frases muito críticas e com a frase de efeito mais ouvida: eu te disse que ele ficaria mimado. A ciência mostrou que a história não é bem assim.

Segundo este artigo do site Vix, um estudo divulgado pela Universidade de Notre Dame apurou que pegar o filho quando ele chora e ajudar a resolver o que lhe incomoda não faz mal a ele, mas o deixa melhor e o prepara para o futuro.

Realizado através de um levantamento com mais de 600 pessoas já adultas, aqueles que tiveram pais mais atenciosos que os ajudaram com seus problemas na primeira infância através de atenção e carinho, souberam lidar melhor com as frustrações que a vida trouxe, compreendendo mais as circunstâncias, tornando-os mais empáticos e gentis com as outras pessoas, além de superar melhor suas próprias ansiedades.

Em uma entrevista televisiva, um pediatra garantiu aos pais que tudo o que for feito nos primeiros meses de vida deles interfere significativamente no cérebro para toda a vida futura, afinal, seu desenvolvimento é pleno e acelerado nessa fase da vida. Quando pais criam um vínculo afetivo com seus pequenos desde os primeiros dias, a criança cresce mais segura.

Advertisement

Falando deste vínculo, o pediatra disse que ele se forma a partir dos momentos em que os pais dão atenção aos pequenos, proporcionando conforto, carinho, mimos e satisfazendo suas necessidades básicas como a alimentação, limpeza e atenção pessoal. A amamentação é um ótimo caminho para que esse vínculo seja forte, pois requer que o bebê fique no colo de sua mãe enquanto se alimenta.

O contrário acaba afetando o cérebro do bebê negativamente. Por isso, adultos que não tiveram tanto a atenção de seus pais, permanecendo chorando nos berços ao invés de serem consolados, são menos positivos com respeito à vida e quanto aos outros. Para o médico, o cérebro das crianças que não têm suas necessidades atendidas acaba trabalhando sob estresse, o que o tornará em um adulto irritadiço.

A educação e cuidados de bebês e crianças será sempre um sucesso quando os pais seguirem seu coração e buscarem tratar o pequeno com amor e carinho, suprindo suas necessidades básicas e atendendo as psicológicas. Lembrando que amor também é passado ao estabelecer limites conforme o entendimento da criança ao longo de seu crescimento.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.