A hipocondria e o chá-de-pouco-caso

Tomarmos um saudável cuidado com a saúde é fundamental, porém, se esse cuidado for exagerado, pode se transformar numa outra doença, que pode trazer problemas de saúde mais sérios ainda.

Luiz Higino Polito

Mesmo se você nunca ouviu falar de “Hipocondria”, com certeza você conhece algum amigo ou parente hipocondríaco. Eles são cada vez mais numerosos, principalmente com o aumento da facilidade de comunicação pelas redes sociais e dos “whats” da vida.

Hipocondria é uma doença “diferente”, porque é preocupação excessiva com a saúde, que pode provocar outras doenças sérias. Num estudo realizado por pesquisadores noruegueses, com mais de 7 mil pessoas, onde tais pessoas foram acompanhadas por no mínimo dez anos, chegou-se à conclusão de que “ser um poço de preocupação (com doenças), pode aumentar o risco de doenças do coração”.

Emily Reeve, que é uma enfermeira cardíaca da British Heart Foundation, alerta que é até “natural” as pessoas ficarem preocupadas se acharem que estão doentes, “Mas a ansiedade e o estresse podem desencadear hábitos não saudáveis, como fumar ou comer mal, o que coloca você em maior risco de ter uma doença cardíaca”.

Chá-de-pouco-caso

Tenho uma amiga de longa data que sempre me dizia uma coisa sábia, que ela, por sua vez, aprendera com sua mãe. Ela me disse que “não devemos nos preocupar demais com uma dor de cabeça ocasional, ou com uma dorzinha do lado, com isso e aquilo, que acontece com todo mundo” e que o melhor mesmo, nesses casos de dores esporádicas, é o garantido e maravilhoso “chá-de-pouco-caso”. Ou seja, não se preocupar com dores e males ocasionais, deixando-os sumirem sozinhos, sem que corramos a tomar um monte de remédios, muitas vezes sem receita médica.

Claro que essa minha amiga não estava se referindo às dores contínuas ou insuportáveis, nem se referindo às fraturas expostas – mas sim àquelas dorzinhas que surgem com cada vez maior frequência conforme a idade vai avançando. Dores que vêm e que vão – se nós não ficarmos ansiosos demais com elas, a ponto de tornar a própria ansiedade uma doença e, isso sim, causar um problema maior de saúde.

Advertisement

Hipocondria, portanto, é uma grande obsessão com doenças, ou “vício de doença”, conforme diz o Psiquiatra Paulo Roberto Repsold.

Só pensar e falar de doenças o tempo todo

Há pessoas que só pensam e só falam de doenças.

Conforme eu escrevi antes, você deve conhecer alguém assim, que só fala de sintomas de doenças, de médicos e de remédios. Melhor seria se tais pessoas pensassem e falassem só de coisas boas, de saúde, contassem histórias com finais felizes, falassem de seus projetos para o futuro e de seus sonhos. Mas nem todos conseguem ser positivos no pensar e no falar, se tornam amargos e tristes e, muitas vezes, também, hipocondríacos.

Felizmente, segundo disse o Dr. Paulo Repsold, esse mal tem cura, com uma terapia adequada, realizada por um profissional habilitado. Segundo ele, a hipocondria está associada a alguma desordem de ordem psicológica, como a ansiedade ou outras enfermidades do gênero.

Eu mesmo sou um pouquinho hipocondríaco (segundo me disse minha esposa) e isso tem me causado algumas crises de muita ansiedade, ocasionalmente. Por isso, eu me lembro sempre de minha amiga, que sabiamente “receitava” o excelente chá-de-pouco-caso.

Advertisement

Além de ser muito bom para dores e males ocasionais, é um remédio gratuito e não precisa de nenhuma receita médica.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!