Engravidar com ESTA idade aumenta a chance de o filho ser MAIS inteligente

O desenvolvimento do filho pode ser mais produtivo quando a mulher gesta depois desta idade.

Michele Coronetti

A idade ideal para uma mulher conceber um filho está longe de ser determinada, mas pesquisas mostram que gerar filhos com mais de 30 anos aumenta a chance de eles serem mais inteligentes, segundo um estudo em Londres.

Para chegar a um consenso, a pesquisa envolveu 18 mil crianças britânicas em várias fases de suas vidas, e isso levou alguns anos para ser feito. O objetivo era avaliar se a idade da mãe durante a gestação e após o parto influenciou no desenvolvimento e crescimento da criança. Os bebês que nasceram de mães com mais de 30 anos apresentaram melhor desempenho em testes que foram realizados ao longo de suas vidas, superando as crianças nascidas de mães que engravidaram aos 20 ou depois dos 40 anos.

Primeiros filhos de mulheres com mais de 30 anos também contam com outro fator importante para seu desenvolvimento. Nesta idade, normalmente as mulheres já têm formação completa ou posterior, os relacionamentos são mais estabilizados, a gravidez normalmente é mais planejada e o pré-natal tem muita importância para elas, além de elas cultivarem um estilo de vida mais saudável, tanto na alimentação quanto em outros itens. Com tantos pontos positivos, quem mais ganha é a criança.

E não é somente para os estudiosos que a opinião sobre a melhor idade para uma mulher se tornar mãe é depois dos 30. Muitas mulheres concordam e defendem essa como sendo a melhor fase para realizar o sonho da maternidade. As estatísticas mostram que quanto mais desenvolvida a região do país, mais as mulheres adiam a gravidez para proporcionar aos filhos e a si mesma uma melhor estrutura.

A fertilidade feminina costuma diminuir após os 35 anos, porém, ela é gradual, permitindo à mulher uma concepção natural na maioria das vezes. Fertilizações assistidas são mais fáceis de terem sucesso quando a mulher está na faixa dos 30 aos 35 anos. Maiores riscos de anomalias nos bebês ocorrem depois dos 40.

Advertisement

A decisão quanto ao melhor momento para gerar uma vida caberá à mulher que sentirá quando estiver preparada. É um assunto muito pessoal e pode envolver outras questões como conquistas profissionais, finalização dos estudos, situação conjugal estabilizada e moradia adequada. Diferente de alguns anos atrás quando a mulher era completamente dependente do marido, ter um filho hoje é algo ponderado e decidido seguindo critérios bem diversos, e os filhos acabam sendo beneficiados de muitas maneiras.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.