Macarrão não vai lhe engordar, diz estudo recente

O estudo descobriu coisas impressionantes. Você não vai nem acreditar.

1,225 views   |   2 shares
  • Todos, ou pelo menos grande parte das pessoas sabe, que o grande vilão do ganho de peso é o terrível carboidrato. Perder peso significa eliminá-lo de sua vida para sempre. E o triste, o doloroso, é deixar aquelas massas que você adora em prol de mandar embora os quilinhos extras. E, infelizmente, é verdade. Carboidrato engorda e a contínua ingestão de carboidrato não deixa emagrecer. Haja vista os defensores das dietas Paleo, sem glúten e Atkins que inundam a internet e as revistas e seus resultados maravilhosos. No entanto, um estudo recente está aí para dizer que, afinal, o macarrão não é tão ruim assim.

  • Embora a gente olhe assim meio de lado para esse tipo de pesquisa, o Departamento de Epidemiologia do Instituto de Pesquisa, Hospitalização e Saúde Neuromed da Itália, passa a imagem de uma instituição séria.

  • A pesquisa

  • A revista Marie Claire traz uma reportagem com a pesquisa que analisou 23 mil pessoas - o que não é pouco - verificando seus hábitos alimentares e suas circunferências abdominais. Os pesquisadores perceberam que o consumo de macarrão estava realmente associado à menor probabilidade de obesidade e até mesmo influenciando os índices de IMC. "Nossos dados mostram que ingerir macarrão de acordo com as necessidades dos indivíduos contribui para um índice de massa corporal saudável, menor circunferência da cintura e melhor relação cintura-quadril", escreveu George Pounis, primeiro autor do artigo.

  • O relatório final afirmou que proibir as massas por completo de uma dieta não é uma "atitude correta", especialmente considerando o quão "fundamental" é a tradição de uma dieta mediterrânea, que inclui o macarrão.

  • A dieta do Mediterrâneo

  • Por várias vezes comprovada como uma das mais saudáveis, a dieta do mediterrâneo é baseada na alimentação dos países que formam a região do mediterrâneo como Itália, Espanha, Grécia, Egito, Líbia, Marrocos, Turquia e Líbano. É assim chamada porque esses países são banhados pelo mar Mediterrâneo e sua alimentação tem muitos pontos em comum, embora suas culturas, hábitos e religiões sejam diferentes.

  • O cardápio mediterrâneo é baseado no consumo de frutas, verduras e legumes, cereais, leguminosas, como o grão-de-bico e lentilha, amêndoas, azeitonas, nozes, peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e ervas usadas como tempero. Não se exclui, mas se restringe o consumo de carnes vermelhas, gordura animal, industrializados e alimentos contendo gordura e açúcar.

  • Advertisement
  • Então, como os cereais são amplamente usados, o macarrão, que é feito de trigo, é permitido. E, claro, quem se alimenta de acordo com o cardápio mediterrâneo certamente terá saúde e um corpo magro. No entanto, os pesquisadores, enfatizam que isso só é verdade quando a massa é "consumida com moderação". Nem precisava dizer!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

Macarrão não vai lhe engordar, diz estudo recente

O estudo descobriu coisas impressionantes. Você não vai nem acreditar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr