Especialista revela que esta virtude é essencial para a comunicação do casal

Depois de trabalhar mais de 35.000 horas, esse especialista revela sua conclusão e pode revolucionar a comunicação dos casais.

1,202 views   |   20 shares
  • Parece muito óbvio dizer que em qualquer relacionamento, especialmente o amoroso, é preciso que haja uma conexão entre os envolvidos. No entanto, podem existir vários tipos de conexões de imediato entre as pessoas, mas a maioria não garante uma união duradoura.

  • Segundo essa matéria do doutor em psicologia Leon F. Seltzer, "a empatia precisa vir em primeiro lugar" em qualquer relação. A ideia é que num primeiro momento as pessoas busquem entender o grau de afinidade entre elas. O dr. Seltzer afirma que: "Se houver um único slogan interno que garanta um diálogo, o relacionamento começará favoravelmente". E olha que ele aprendeu isso com mais de 35.000 horas de experiência clínica prática.

  • Conceito de empatia

  • A empatia é a capacidade de entender emocionalmente o outro. Para tanto é preciso entender o lugar do outro, ou seja, como ele sente a partir de seu próprio contexto de vida. Vai além de fazer ao outro o que deseja para você mesmo; trata-se de fazer ao outro o que ele próprio deseja. Isso pode parecer complicado, pois, a nossa tendência é acreditar que nossas impressões são universais. A boa notícia é que a empatia pode ser aprendida e desenvolvida através de um trabalho constante que inclui aprender a ouvir e considerar pontos de vista diferentes.

  • A empatia e conflitos

  • Ao contrário do que muitos pensam, os conflitos, por si só, não são destrutivos, o grande problema é quando eles viram confrontos e podem desencadear a violência. Conflitos são inerentes aos seres humanos, onde haja duas cabeças pensantes, sempre existirá discordâncias. Saber lidar com isso é fundamental para o bom entendimento e a empatia é fator determinante se não para a resolução, ao menos para o consenso.

  • Claro que não existe qualquer tipo de mágica nisso e nem sempre a empatia vai resolver todas as questões, o que o especialista afirma é que as possibilidades de entendimento se tornam maiores. Isso é justificável, pois, participar do estado de espírito do parceiro inspira sentimentos de compreensão e compaixão que mudam totalmente as reações.

  • Advertisement
  • A empatia e o fundamento da união

  • Viver juntos é muito mais do que morar juntos. O grande significado dos relacionamentos é a vida em harmonia onde os dois acrescentem sentimentos mútuos e edificantes. O que o Dr. Leon constatou é que a forma empática de se relacionar ajuda não só nos momentos conflituosos, mas também na consolidação da harmonia do casal. Ao desenvolver a empatia, a pessoa muda, inclusive a forma de falar, tornando o diálogo mais proveitoso e pacífico. Assim, o parceiro se sente apoiado e recebe melhor as críticas que se tornarem necessárias.

  • O esforço e a recompensa

  • Para desenvolver essa inestimável habilidade de comunicação, é preciso colocá-la em prática até que ela se torne um hábito. Claro que isso não acontece do dia para a noite. Ainda segundo o especialista, por um tempo você pode ter que parar e respirar fundo para libertar-se do que, impulsivamente, você está muito mais "programado" para fazer. Mas se você estiver disposto a fazer esse esforço, irá se surpreender com a forma como o seu relacionamento pode se transformar e quanto mais íntimo sua união pode se tornar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Especialista revela que esta virtude é essencial para a comunicação do casal

Depois de trabalhar mais de 35.000 horas, esse especialista revela sua conclusão e pode revolucionar a comunicação dos casais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr