5 benefícios do açaí para a saúde que poucas pessoas conhecem

Além de delicioso, o açaí tem muitos benefícios à saúde.Vale a pena oferecer a fruta para o consumo de sua família.

Renata Finholdt

Você já consumiu açaí alguma vez? Se ainda não teve esse prazer, precisa experimentar essa fruta que pode ser consumida tanto em forma de suco como doce, sorvete ou geleia.

O açaí é muito consumido no verão por ser bastante refrescante e também uma ótima fonte de energia. Ele é uma fruta da açaizeira, bastante típica na região Amazônica, tem sido muito estudado e seus benefícios enumerados.

Por ser rico em antioxidantes, seu consumo é benéfico para a prevenção e tratamento de algumas doenças, no entanto, é uma fruta altamente calórica e por este motivo seu consumo deve ser feito com moderação.

Alguns benefícios de seu consumo foram apontados:

1. Age contra o envelhecimento

Por ser uma fruta rica em antioxidante, ela colabora contra o avanço dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele, diabetes e outras doenças.

Advertisement

2. Melhora o trânsito intestinal

O açaí é uma fruta composta por fibras, vitaminas e proteínas. Seu consumo colabora para o bom funcionamento do trânsito intestinal e pode auxiliar no emagrecimento.

3. Auxilia no controle de doenças cardíacas

Essa pequena frutinha é rica em antocianinas, nutriente que ajuda no combate às placas de gordura que ficam depositadas nas artérias, por este motivo pessoas que costumam consumir açaí com mais frequência ficam menos propensas às doenças do coração.

4. Benefícios anti-inflamatórios

O consumo de açaí ajuda a prevenir doenças como câncer no estômago, gastrite e até mesmo problemas na pele, isso tudo porque a fruta também é composta por ácidos graxos, nutriente anti-inflamatório importante.

5. Combate da anemia

Talvez de todos os benefícios da fruta este seja o mais conhecido e comentado. O açaí é uma excelente fonte de ferro e seu consumo bastante indicado para pessoas que possuem deficiência de ferro no organismo, como nos casos de pessoas que sofrem de anemia.

Além de todos estes benefícios, outros também vêm sendo relacionados ao consumo da fruta. Seu consumo apenas não é muito recomendado para aquelas pessoas que sofrem com excesso de peso pela grande quantidade calórica.

Advertisement

Você pode preparar um bom suco com a polpa da fruta – que é bem fácil de ser encontrado nos supermercados – em sua casa. Para isso basta bater no liquidificador cem gramas da polpa de açaí, um copo de água e cinquenta mililitros de xarope de guaraná. Se preferir adoce a seu gosto e beba bem gelado.

Além de delicioso você vai poder desfrutar de todos os benefícios da fruta.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.