5 segredos dos casais que conseguem manter a chama acesa no casamento

Será que existe segredo para manter o desejo sempre ligado?

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Cada casal sabe o que deve ser feito para manter a intimidade dos dois e o interesse de cada um. Não existe um segredo ou um manual de instruções. Cada um é cada um. Assim, as relações resultam da soma de algumas diferenças, tornando o sucesso subjetivo e particular. Porém, existem alguns padrões de comportamento que podem ser comuns à grande maioria dos casais, mantendo ligado o tão sonhado desejo.

1. Passam um tempo a sós

Nem que seja algumas voltas no quarteirão! Um casal precisa priorizar o relacionamento que estão construindo. É muito comum, após a chegada dos filhos, os jantares e saídas a dois ficarem menos frequentes, grande equívoco. Os filhos precisam que os pais se relacionem bem, o casamento também é importante para eles. Deixá-los por alguns momentos, ou por uma noite para investir na relação não deve gerar culpa para a mãe nem para o papai. É nesse momento a sós que o casal vai se olhar, se tocar, conversar, reforçar o motivo que os une: o outro, o amor que tem pelo outro.

2. Investem na aparência

Todo casal reconhece que a aparência muda com o tempo, que a beleza é passageira e relativa. Embora um já esteja acostumado com o outro descabelado ao acordar, cansado ao chegar do trabalho ou desajeitado após uma faxina, é necessário reconhecer que o aspecto físico importa sim na hora de manter o desejo. Homens e mulheres (os homens um pouco mais) são visuais, são atraídos pelo que veem. Ambos preferem um parceiro cheiroso, bem cuidado, com a autoestima elevada e seguro de si. Coisas que pertencem a quem se ama, como quem ama cuida, logo é extremamente eficaz investir em si para ajudar a chama a ficar acesa.

3. Mantém as crianças longe de suas camas

Para que um casal compartilha a cama? Para estreitar a relação, reforçar a intimidade. Quando uma criança ocupa a cama dos pais, ela está preenchendo um lugar que não é dela e impedindo o estreitamento da relação e o reforço da intimidade entre o casal. Recentemente assisti uma entrevista onde um cantor famoso compartilhou que suas filhas não ocupam a cama do casal nem mesmo para assistir um filme ou para pular como as crianças normalmente fazem. Confesso que achei um exagero. Ponderando a respeito de manter a chama acesa no casamento, posso concluir que a decisão tomada por esse casal não é de todo ruim, afinal, cada coisa em seu lugar.

4. Trocam carinhos diariamente

Manter a “chama acesa no casamento” é consequência da intimidade do casal. A chama apaga se o casal se distancia. Volta a acender se o casal se aproxima. Manter uma rotina de despedida, de cumprimento, de troca de carinhos pode ajudar na manutenção do bem-estar do casal. Dar sempre um beijo de despedida, um bom dia ao acordar, segurar nas mãos enquanto caminham, ficar juntinhos enquanto assistem à televisão. Todas essas coisas rotineiras são tão simples e mantêm um próximo ao outro.

Advertisement

5. Relembram bons momentos

Conversar, jogar conversa fora é tão saudável. Relembrar é mais ainda. Dá a sensação de estar revivendo todas aquelas emoções; passa um filme na cabeça sobre o que aconteceu depois, antes e o resultado daquela época vivida. Até os momentos difíceis precisam ser relembrados, porque graças a eles as barreiras foram sobrepujadas, a bonança chegou e a chama permanece acesa.

Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.