Como desenvolver o talento de cantar

Descubra técnicas simples que podem te ajudar a desenvolver seu talento inato de cantar!!!!

Amanda Zago

Desenvolver novos talentos ou habilidades é sempre algo gratificante e motivador na vida de qualquer um, e algo que sempre requer uma quantia de tempo e esforço para que seja alcançado. Assim como aprender a desenhar, cozinhar, construir, escrever, e todos os outros dons e habilidades vão sendo adquiridos à medida que praticamos, desenvolver o talento de cantar não é diferente, é algo que é adquirido após muitos treinos, um bom professor e uma boa dose de motivação pessoal. Se você nunca estudou música e não faz a mínima ideia de como vai conseguir entender os conceitos de afinação, leitura de partituras e como vai aprender a cantar, não se desespere, afinal todos os grandes músicos e cantores da história não nasceram sabendo, eles aprenderam e praticaram muito antes de chegar à perfeição. E depois de chegarem à perfeição eles ainda continuaram estudando dia a dia, para que o que aprenderam não fosse esquecido. Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a trilhar esse excelente caminho e profissão:

Ouça boas músicas e pesquise a respeito

Aqueles que desejam aprender a cantar podem começar adquirindo mais conhecimento a respeito do assunto, tanto auditivo quanto através da leitura de biografias de grandes cantores e de técnicas sobre canto. Para se conseguir uma boa afinação, primeiro é necessário treinar seu ouvido, e isso só se dá quando se ouve boa música. Treine seu aparelho auditivo ouvindo repetidas vezes obras clássicas de grandes cantores e músicos.

Aprenda a respirar da maneira correta

Um cantor que é cantor, treina sua respiração da maneira correta, a respiração através do diafragma – que é um músculo que todos nós temos, que é responsável em grande parte por nossa respiração – e esses exercícios ajudam a controlar melhor a entrada e saída de ar de nosso corpo, ajudando a melhorar a afinação das notas e a duração delas.

Aprenda a reconhecer as notas musicais

A arte de cantar exige afinação, que nada mais é do que cantar a nota na altura, ou seja, grave ou agudo e na frequência certa, afinado ou desafinado. Começar a estudar teoria musical e se familiarizar com o mundo musical é essencial para um cantor, pois um conhecimento depende do outro, para que ambos possam se unir e produzir a bela música que nós ouvimos. Uma boa maneira de reconhecer o som do dó-ré-mi-fá-sol é através de um piano, diapasão – que é usado para afinar os instrumentos na frequência certa – ou ouvindo alguém cantar cada uma das notas. É estranho pensar que você aprende a cantar ouvindo outro alguém cantar, porém o mundo da música é assim, um depende do outro para que todos sejam beneficiados e aprendam. Existem hoje em dia vários programas de pianos eletrônicos e jogos educativos que ajudam aos que são iniciantes em música aprenderem, e é necessário apenas um pouquinho de boa vontade para que tenhamos esses programas em nossos celulares, tablets, etc. Para aprender, basta somente agir.

Desenvolver a postura do cantor

A postura é outro ponto chave para que a voz seja propagada adequadamente sem trazer malefícios para nosso corpo. A postura ideal consiste em ter o corpo e a mente relaxados, isto é, calmos e tranquilos, sem tensão, ter os pés separados na mesma linha dos ombros, olhar para frente e deixar a coluna reta. A postura sentada segue o mesmo padrão com a diferença de que você terá que sentar na pontinha da cadeira, para que seja a postura ideal.

Advertisement

Sempre aqueça a voz antes de começar a cantar

Isso ajuda a preservar suas cordas vocais e a evitar uma série de problemas que você poderia ter no futuro. Existem diversos exercícios de aquecimento e cada um deles serve para uma função específica, e esses exercícios proporcionam uma melhor circulação sanguínea nos locais que serão usados posteriormente para cantar.

Tenha paciência

Lembre-se que um bom cantor não se faz da noite para o dia. A música é um processo contínuo e repetitivo e requer muito estudo, disciplina e força de vontade para que desabroche e se torne algo belo. Se você tentou hoje, mas não conseguiu, tente amanhã novamente e assim por diante e verá que terá resultados significativos.

Procure um professor

Estudar sozinho é uma virtude, porém se você nunca ouviu falar em música, é um excelente recurso procurar um bom professor, pois ele lhe guiará pelo caminho certo, mostrando as técnicas e estudos que você precisa saber.

Se você tem o desejo de cantar, se empenhe e procure começar o mais cedo possível, e verá que isso trará maior alegria e satisfação pessoal para sua vida, afinal, vida de músico pode ser uma batalha, mas sempre vale a pena o sacrifício por uma boa causa.

Toma un momento para compartir ...

Amanda Zago

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.