Como desenvolver o talento de cantar

Descubra técnicas simples que podem te ajudar a desenvolver seu talento inato de cantar!!!!

5,003 views   |   6 shares
  • Desenvolver novos talentos ou habilidades é sempre algo gratificante e motivador na vida de qualquer um, e algo que sempre requer uma quantia de tempo e esforço para que seja alcançado. Assim como aprender a desenhar, cozinhar, construir, escrever, e todos os outros dons e habilidades vão sendo adquiridos à medida que praticamos, desenvolver o talento de cantar não é diferente, é algo que é adquirido após muitos treinos, um bom professor e uma boa dose de motivação pessoal. Se você nunca estudou música e não faz a mínima ideia de como vai conseguir entender os conceitos de afinação, leitura de partituras e como vai aprender a cantar, não se desespere, afinal todos os grandes músicos e cantores da história não nasceram sabendo, eles aprenderam e praticaram muito antes de chegar à perfeição. E depois de chegarem à perfeição eles ainda continuaram estudando dia a dia, para que o que aprenderam não fosse esquecido. Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a trilhar esse excelente caminho e profissão:

  • Ouça boas músicas e pesquise a respeito

  • Aqueles que desejam aprender a cantar podem começar adquirindo mais conhecimento a respeito do assunto, tanto auditivo quanto através da leitura de biografias de grandes cantores e de técnicas sobre canto. Para se conseguir uma boa afinação, primeiro é necessário treinar seu ouvido, e isso só se dá quando se ouve boa música. Treine seu aparelho auditivo ouvindo repetidas vezes obras clássicas de grandes cantores e músicos.

  • Aprenda a respirar da maneira correta

  • Um cantor que é cantor, treina sua respiração da maneira correta, a respiração através do diafragma - que é um músculo que todos nós temos, que é responsável em grande parte por nossa respiração - e esses exercícios ajudam a controlar melhor a entrada e saída de ar de nosso corpo, ajudando a melhorar a afinação das notas e a duração delas.

  • Aprenda a reconhecer as notas musicais

  • A arte de cantar exige afinação, que nada mais é do que cantar a nota na altura, ou seja, grave ou agudo e na frequência certa, afinado ou desafinado. Começar a estudar teoria musical e se familiarizar com o mundo musical é essencial para um cantor, pois um conhecimento depende do outro, para que ambos possam se unir e produzir a bela música que nós ouvimos. Uma boa maneira de reconhecer o som do dó-ré-mi-fá-sol é através de um piano, diapasão - que é usado para afinar os instrumentos na frequência certa - ou ouvindo alguém cantar cada uma das notas. É estranho pensar que você aprende a cantar ouvindo outro alguém cantar, porém o mundo da música é assim, um depende do outro para que todos sejam beneficiados e aprendam. Existem hoje em dia vários programas de pianos eletrônicos e jogos educativos que ajudam aos que são iniciantes em música aprenderem, e é necessário apenas um pouquinho de boa vontade para que tenhamos esses programas em nossos celulares, tablets, etc. Para aprender, basta somente agir.

  • Advertisement
  • Desenvolver a postura do cantor

  • A postura é outro ponto chave para que a voz seja propagada adequadamente sem trazer malefícios para nosso corpo. A postura ideal consiste em ter o corpo e a mente relaxados, isto é, calmos e tranquilos, sem tensão, ter os pés separados na mesma linha dos ombros, olhar para frente e deixar a coluna reta. A postura sentada segue o mesmo padrão com a diferença de que você terá que sentar na pontinha da cadeira, para que seja a postura ideal.

  • Sempre aqueça a voz antes de começar a cantar

  • Isso ajuda a preservar suas cordas vocais e a evitar uma série de problemas que você poderia ter no futuro. Existem diversos exercícios de aquecimento e cada um deles serve para uma função específica, e esses exercícios proporcionam uma melhor circulação sanguínea nos locais que serão usados posteriormente para cantar.

  • Tenha paciência

  • Lembre-se que um bom cantor não se faz da noite para o dia. A música é um processo contínuo e repetitivo e requer muito estudo, disciplina e força de vontade para que desabroche e se torne algo belo. Se você tentou hoje, mas não conseguiu, tente amanhã novamente e assim por diante e verá que terá resultados significativos.

  • Procure um professor

  • Estudar sozinho é uma virtude, porém se você nunca ouviu falar em música, é um excelente recurso procurar um bom professor, pois ele lhe guiará pelo caminho certo, mostrando as técnicas e estudos que você precisa saber.

  • Se você tem o desejo de cantar, se empenhe e procure começar o mais cedo possível, e verá que isso trará maior alegria e satisfação pessoal para sua vida, afinal, vida de músico pode ser uma batalha, mas sempre vale a pena o sacrifício por uma boa causa.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.

Como desenvolver o talento de cantar

Descubra técnicas simples que podem te ajudar a desenvolver seu talento inato de cantar!!!!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr