14 coisas que mudam quando seu marido se torna pai

Você não é a única a mudar com a chegada do novo bebê.

Tamsyn Valentine

Lembro-me do dia em que meu marido descobriu que seria pai.

Eu estava me sentindo enjoada a semana toda, e sabia que deveria estar acontecendo alguma coisa.

Depois de ficar acordada a noite toda e, basicamente, dormir no chão do banheiro, finalmente fiz um teste de gravidez e, claro, deu positivo.

Corri para o quarto, sacudi o meu marido e exclamei: “Você vai ser papai!”

Primeiro, nunca vi seus olhos ficarem tão arregalados. Acho que ele estava tentando entender o que estava acontecendo.

Advertisement

Então, eu vi o olhar mais adorável e memorável em seu rosto, composto de total alegria e orgulho. Nós nos demos um grande abraço e beijo, e o resto é história.

Como mulheres, às vezes nós não compreendemos as mudanças extraordinárias e necessárias que ocorrem quando nossos maridos se tornam pais. Aqui estão 14 delas. Tenho certeza de que elas a ajudarão a entender ainda mais por que você quer que seja ele o pai de seus filhos.

1. O cérebro dele mudará literalmente

Há muitos estudos que mostram como o cérebro de um homem passa literalmente por mudanças quando se torna pai. Houve um estudo feito pela National Academy of Sciences (Academia Nacional de Ciências) que mostrou que o cérebro de um pai apresentava o mesmo tipo de acionamento e gatilhos emocionais que o cérebro de uma mãe apresenta quando ouve ou observava seu filho brincar.

2. Ele também experimenta mudanças hormonais

Você pensava que era a única a lidar com hormônios? Está enganada! Embora as mudanças hormonais que ocorrem no homem sejam menos drásticas e, possivelmente, menos visíveis do que as que você tem que passar, elas ainda ocorrem.

Estudos em animais e pessoas mostram que os novos pais sofrem um aumento na quantidade de estrogênio, oxitocina, prolactina e glicocorticoides, de acordo com uma revisão recente dos estudos feitos pela psicóloga Elizabeth Gould e colegas da Universidade de Princeton.

Advertisement

3. Maior sensibilidade

Não me refiro necessariamente à sensibilidade emocional, embora isso também possa acontecer. O tipo de sensibilidade a que me refiro é a que tornará seu marido tão consciente de seu filho quanto você, o que fará com que ele consiga identificar seu choro entre o choro de outros bebês, ou o som de sua voz quando ele ficar maior.

4. Mais confiança

Seu homem vai se orgulhar de ser pai. Ele tem agora não apenas uma esposa magnífica e maravilhosa, mas um adorável bebê. Não se surpreenda se o seu homem parecer mais autoconfiante em seu status de homem. É uma coisa muito boa!

5. Compreender as prioridades

Agora que seu homem não é apenas responsável por uma pessoa, mas por duas, ele começará a entender quais são suas prioridades mais importantes. Isso pode significar gastar menos tempo com seus amigos ou na academia, e mais tempo em casa ajudando você com o bebê.

6. Querer sempre ajudar

O que deixar um pai de primeira viagem frustrado, especialmente quando o bebê é recém-nascido, é não haver muito o que fazer para ajudar, além de dar apoio emocional. O bebê depende muito de você e ele perceberá isso rapidamente. Mas a boa notícia é que isso o deixará superansioso para ajudar assim que puder, e quando finalmente puder ajudar, ele ficará muito feliz.

7. Querer ser amigo de outros pais

Sendo novo no universo paterno, ele vai querer recorrer a outros pais em busca de ajuda e conselhos. Não se surpreenda se você vir seu marido rodeando mais os amigos que têm filhos, assim como você, é bom ter pessoas que estão no mesmo momento especial da vida em que ele está.

Advertisement

8. Uma nova identidade

Agora, seu homem não é apenas marido, é também pai. Ele assume uma nova identidade; papai. Ele passa a ser, para sempre, o pai de alguém e vai mudar, de maneira muito positiva, a forma como se vê.

9. Ser feliz de uma maneira diferente

Junto com a nova identidade de seu homem, vem um novo senso de felicidade, que está centrado em sua nova pequena família. Algumas das coisas que o deixam feliz não vão mudar, como esportes, assistir filmes engraçados e sair com os amigos. Mas agora, pequenas coisas como o seu bebê sorrindo para ele, ou falando “dada” pela primeira vez, trará um tipo diferente de felicidade para sua vida.

10. Garantir o pão de cada dia

Ser pai de primeira viagem significa novas responsabilidades. Significa, também, cobrir as despesas de seu precioso pequenino. Quando um homem se torna um pai, ele sente a responsabilidade dessas coisas, e quer ser capaz de sustentar a família dando o melhor de si. Virar pai lhe dará motivação extra para trabalhar duro para dar a você e ao rebento uma vida confortável.

11. Mais paciência

A melhor coisa de ter um marido ao seu lado é que nos momentos em que você se sente muito cansada e sobrecarregada, você terá a quem recorrer. Você percebe que, não importa quão paciente ou impaciente seu homem tenha sido antes do bebê, depois do bebê nascer ele mostra um novo nível de paciência com você e o pequeno, algo que é muito apreciado.

12. Experimentar muitos sentimentos

Segurar o bebê pela primeira vez não será apenas uma experiência muito emocionante para você, mas para o seu marido também. Ele não gestou o bebê por cerca de 9 meses, então para ele esta será a primeira vez que poderá envolver fisicamente e ver o seu novo pacotinho de alegria. Seu marido começa a experimentar todas as sensações, e a derramar uma lágrima ou duas.

Advertisement

13. Aprender o que é ficar cansado

Vocês dois aprenderão muito rapidamente que um novo bebê significa não dormir, ou dormir muito pouco. No entanto, ele também verá que a pessoa mais privada de sono será você. Ele irá valorizar tudo o que você fizer pelo bebê e vai querer lhe proporcionar momentos para tirar um cochilo, sempre que tiver a oportunidade.

14. Amar você de uma maneira totalmente nova

Você acabou de dar à luz o filho que carregou durante 9 meses. Seu marido tem agora um novo tipo de respeito por você, e também um novo tipo de amor. Você é a mãe de seu filho e ele a ama muito. Quando ele olhar em seus olhos, você perceberá quanto orgulho ele tem de vocês dois, e vocês vão amar um ao outro ainda mais do que antes.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 14 things that change when your man becomes a daddy

Toma un momento para compartir ...

Tamsyn Valentine

Tamsyn Valentine é parte do time de conteúdo do FamilyShare.com. Ela é formada em comunicação com ênfase em relações públicas e jornalismo.