5 maneiras de ensinar os filhos sobre vida saudável

Seus filhos não conhecem os limites, você conhece. Eles precisam de você.

810 views   |   2 shares
  • Ser saudável não é apenas não ser doente, é estar bem e feliz consigo mesmo, é sentir disposição para cumprir com as tarefas do dia a dia, é não sentir desânimo ao ter de ir até tal lugar caminhando, é bem-estar mental.

  • Viver com saúde não é um plano para o futuro, é um hábito a ser desenvolvido hoje e sempre, sem dias de folga. Quanto mais adiamos o início de uma rotina de exercícios físicos e de boa alimentação, mais difícil fica. Portanto, o ideal é que desde a infância sejam ensinados princípios saudáveis à criança. As crianças têm mais facilidade de aprender e de adaptar-se às mudanças, e elas são muito influenciáveis pelos pais.

  • Por isso, com base no artigo da Psychology Today, trago cinco maneiras de ensinar os filhos sobre vida saudável. É mais fácil do que você pensa!

  • 1. Não rotule os alimentos

  • Temos o costume de rotular os alimentos como "bons" e "ruins". Frituras, salgadinhos e biscoitos recheados são ruins, e saladas, frutas, arroz e feijão são bons. Não é assim que acontece? Ao fazer isso, a criança cresce sabendo que alimentos saudáveis não são gostosos, e que na verdade os alimentos gostosos são sempre aqueles com muito açúcar, ou que são fritos e gordurosos. Entre o arroz e o feijão e a sobremesa que é sorvete, ela irá preferir comer pouquíssimo no almoço para se deliciar na sobremesa.

  • Uma ideia interessante é ensinar que existem alimentos que nos deixam fortes, que fazem bem para o nosso corpo e nos ajudam a crescer com saúde, e existem alimentos que são apenas "divertidos", e que não trazem benefícios ao nosso corpo. Por isso comemos eles somente em algumas ocasiões, como em festas de aniversário.

  • 2. Não desista

  • Seu filho não quis comer cenoura hoje? E na próxima semana você nem vai oferecer cenoura a ele porque ele não gosta? Nada disso! Ensine ele a gostar. E além disso, ninguém "não gosta" de algum alimento sem antes experimentá-lo. Ele experimentou e não gostou? Não desista. Na próxima vez, coma cenoura para que ele possa ver, elogie o sabor dela, e incentive-o a dar ao menos uma mordida. Seja um exemplo para ele. Um filho terá hábitos saudáveis se seus pais tiverem hábitos saudáveis.

  • 3. Integre-os no preparo dos alimentos

  • Seus filhos sabem como é cozinhado o arroz? Eles acharão muito interessante saber como aqueles grãos secos e rígidos se transformam em úmidos e macios. Deixe-os auxiliar no preparo! Eles ficarão ansiosos para comer do arroz que eles ajudaram a preparar.

  • Advertisement
  • E mais: tenha uma horta em casa! Deixe-os plantar alguns legumes, cuidar diariamente das plantinhas, envolva-os! Eles ficarão muito ansiosos para o crescimento de cada plantinha e obviamente vão querer comer os alimentos que eles cuidaram tão bem.

  • 4. Dieta não é algo ruim

  • Se você está fazendo algum tipo de dieta que restrinja você de alguns alimentos, como carboidratos ou açúcar, combinado com rotinas de exercícios, não se comporte como se isso fosse algo ruim. Ser saudável não é algo ruim. Explique a eles que sua dieta e os exercícios não são um sacrifício, mas que sente prazer em fazer isso por saber dos resultados que alcançará.

  • 5. Vida saudável

  • Não se concentre nos números que aparecem na balança. Em vez de falar "preciso seguir essa dieta até que eu perca dez quilos", fale "preciso comer de forma saudável e fazer mais exercícios para que eu me sinta bem comigo mesmo". A questão não é quanto alguém pesa, e sim, as doenças que ela pode ter no futuro por não se alimentar adequadamente hoje, é olhar-se no espelho e não se sentir feliz.

  • Ame seu corpo, seja como ele for. E por tanto amar seu corpo, queira ver ele melhor, saudável e bem cuidado. Passe esse ensinamento aos seus filhos. Queira vê-los com saúde, e não com algum peso em específico, afinal, se o corpo é saudável, automaticamente a aparência dele será saudável. Respeite os limites de seus filhos. Só porque eles sempre querem chocolate quando você vai ao mercado, não compre chocolate toda vez que você vai ao mercado; só porque eles querem comer mais porque a refeição está saborosa, não deixe eles comerem mais se você perceber que já estão satisfeitos. Eles não conhecem os limites, você conhece. Eles precisam de você.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.

5 maneiras de ensinar os filhos sobre vida saudável

Seus filhos não conhecem os limites, você conhece. Eles precisam de você.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr