10 mentiras que as mães contam umas às outras

Quem nunca contou uma mentira nessas situações abaixo? Veja se você também já fez isso. Eu já!

Stael Ferreira Pedrosa

Mães, como dizia um amigo meu, só muda o endereço. No resto são todas iguais. Será verdade? Não sei, mas que mães têm muito em comum, isso têm. Todas vão, por exemplo, dizer uma mentirinha para outra mãe de vez em quando. Seja por comodismo – para não ir a uma festinha chata, seja para se safar de uma cilada como cuidar dos anjinhos da amiga enquanto ela vai ao médico, ou até mesmo por vaidade – “o meu filho também faz isso”.

Se você é mãe, talvez já tenha dito uma dessas abaixo, relaxe, todos mentimos de vez em quando, não dá para ser sincero 24 horas por dia, 7 dias por semana. Seríamos insuportáveis.

1. Seu bebê é lindo!

Essa é clássica. O rebento da amiga pode ter carinha de coruja que a gente diz que é lindo. Para que magoar outra mãe com um conceito tão relativo quanto o da beleza? Melhor ser agradável, afinal, no fundo nem é mentira. Todos os bebês são fofos.

2. Ter um ou dois filhos, dá no mesmo

Não é verdade e nós sabemos disso, só queremos consolar a amiga que está em uma situação financeira ou amorosa difícil (ou ambos) e descobre que está grávida. Certamente os problemas serão dobrados, mas para que desanimá-la? Vai que as coisas melhoram? Ter esperança e dar esperança não faz mal a ninguém.

3. Quando crescer isso passa

Essa é uma ilusão que as mães passam uma para outra. Pode até ser verdade. Alguns comportamentos indesejados das crianças desaparecem com o tempo, mas nem sempre é assim. Muitas vezes é necessário disciplinar, corrigir e até buscar ajuda profissional. Essa não é uma mentirinha tão inocente assim.

Advertisement

4. Meus filhos nunca fizeram isso

O filho de alguém dá uma birra fenomenal no supermercado, você cutuca a amiga (que também é mãe) e diz baixinho: Meus filhos nunca fizeram isso. Ah, vá… Nunca deram uma birra? Claro que já, só que você não vai contar justo nessa hora.

5. Meu filho também faz isso

O filho da sua amiga, além de estudioso, ainda ajuda nas tarefas domésticas. Uma gracinha de garoto. Você, por pura vaidade diz: Meu filho também faz isso. Sempre que chega da escola, arruma o quarto, leva o cachorro para passear, na volta passa na padaria, traz o lanche da tarde e ainda me ajuda a preparar o jantar depois de ter feito as lições. Menos… Bem menos…

6. Eu não deixo eles assistirem muito à TV

Confessa, eles ficam o dia todo jogados no sofá vendo TV para “dar sossego” enquanto você navega pelo Facebook ou Pinterest. É errado e não queremos confessar isso para as amigas, mas que está na hora de tomar uma atitude, está. Ao invés de mentir, mude a situação.

7. Eu amo cada minuto sendo mãe

Cada minuto? Tem certeza? Mesmo quando eles fazem pirraça? Mesmo quando deixam a caixa de brinquedos virada no meio da sala? Quando adoecem e você precisa ficar a noite toda acordada? Sim, nós amamos nossos filhos e adoramos que sejam nossos filhos, mas amar a maternidade o tempo todo, sejamos sinceras, sem chances.

8. Lá em casa as coisas são diferentes

Ah, claro, você aprendeu a fórmula mágica das crianças felizes e bem-educadas que nunca brigam, não fazem bagunça, fazem suas tarefas, comem verdura e legumes e vão para a cama na hora certa. Você é realmente eficiente! Difícil é ser verdade.

Advertisement

9. Não, não deu trabalho nenhum

São 9 da noite quando a vizinha vem pegar o filho que deixou às 2 da tarde para ir ao dentista. “Desculpe, tive que passar na casa da minha mãe e acabei demorando mais do que devia”. “Batendo papo e comendo biscoitos”, você pensa, “enquanto eu cuidei dos meus e do seu anjinho”. A sua vontade é de falar umas verdades para ela, mas apenas diz: “Não, sem problemas, ele é um ótimo menino. Não deu trabalho nenhum”, enquanto recolhe os brinquedos, limpa a sujeira do chão e se joga cansada no sofá.

10. Ah, não posso, tenho consulta

É para a mesma vizinha do item anterior quando ela tem outra visita ao dentista. Você ainda está traumatizada com tudo o que passou com o pequeno Tarzan dela tentando fazer suas cortinas de cipó e, para se livrar de outra sessão tortura, diz que tem consulta médica. Sai com seus filhos para o shopping ou para a casa da sua mãe ou então fecha todas as portas e janelas e amordaça as crianças.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.