5 kg é a força que pode chegar um chute do bebê dentro da barriga da mãe

Você já imaginou qual a força do chute do bebê dentro da barriga? Aqueles movimentos aparentemente inofensivos podem ser bem fortes, foi isso o que apontou a pesquisa.

Renata Finholdt

Quem já esteve grávida conhece bem a sensação do chute de um bebê dentro da barriga. Acontece por volta dos quatro meses de gestação e traz junto consigo fortes emoções. Sentir os movimentos do bebê dentro da barriga é marcante, como se a partir daquele momento houvesse uma maior comunicação de mãe e filho.

A sensação de que a vida que se está gerando tem suas próprias vontades e personalidade. É incrível o que um pequeno chute pode significar para quem aguarda ansiosamente por este momento.

Uma pesquisa recente, no entanto, mediu a intensidade deste momento e chegou à conclusão que o chute do bebê pode chegar a intensidade de cinco quilos de força. Nada mal para um pequeno bebê, não é mesmo?!

O objetivo da pesquisa mostrava entender o ambiente biomecânico do útero materno, além das malformações esqueléticas e a biomecânica fetal. O estudo foi feito a partir da segunda metade da gestação, através da ressonância magnética com movimentos, e pretendia obter a força dos golpes, além da quantidade dos mesmos.

Os pesquisadores notaram que na vigésima semana de gestação a equivalência em força de um chute fetal chegava a trinta newtons, o equivalente a três quilos. Já quando a mamãe chegava a sua vigésima quinta semana, os chutes aumentavam a força para aproximadamente quatro quilos e, por fim, na trigésima semana, chegavam a seu auge, um chute de cinquenta newtons ou cinco quilos.

Advertisement

Depois dessa fase, o bebê tende a ganhar peso e crescer em tamanho, o que consequentemente diminui o espaço que ele possui dentro da barriga e com isso os chutes também perdem, pouco a pouco, sua intensidade.

O estudo foi divulgado no Journal of the Royal Society Interface, sob o nome de “Estresse e tensões no esqueleto fetal humano durante o desenvolvimento” e foi pioneiro neste sentido.

Apesar de os movimentos dos pequenos começarem bem cedo, em torno da décima semana de gestação, é apenas quando ele atinge em torno de dezesseis semanas que seu corpo todo movimenta e gera impacto na barriga da futura mamãe.

Além da importância para o bom desenvolvimento do bebê, os movimentos também são parte importante para medir o bem-estar do pequeno dentro da barriga. No último trimestre, é importante que a mamãe observe todos os dias o movimento do pequeno, e busque auxílio médico caso ele não exista.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.