Confirmado: ter menina vai atingir mais o orçamento familiar que ter menino

Filhos e gastos andam juntos. Uma pesquisa mostrou que ter filhas significa um gasto maior que ter meninos.

2,456 views   |   10 shares
  • Elas são lindas e encantam desde que nascem. Mesmo que elas ainda fiquem mais tempo de olhos fechados durante o dia e nem percebam o lindo e caro enfeite em sua cabeça, eles são inspiradores. Vestidos, brinquedos delicados, enfeites, perfumes e a lista não para na primeira infância.

  • Quando crescem e começam a ir para a escola, os cadernos de cores alegres e femininas, lápis e detalhes nas borrachas, as mochilas e lancheiras sem contar itens que não podem faltar com protetores labiais e outros cheirinhos preenchem o controle de gastos. Relatos de 15 mil pais mostraram que há muito mais opções de itens escolares femininos que masculinos.

  • Sendo assim, o que muitos pais já desconfiavam foi confirmado: ter filhas é muito mais oneroso do que ter meninos. A Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) revelou, através de uma pesquisa, que os gastos com meninas pelos pais pode ser até 30% maior do que com filhos do sexo masculino.

  • E se os enfeites infantis e os itens escolares não fossem suficientes para aumentar os gastos familiares, as filhas, ao chegarem perto de se tornarem adolescentes, vão precisar de produtos essenciais para a beleza. A lista de compra incluirá xampus específicos para o tipo de cabelo delas, cremes, batons e maquiagens, perfumes e roupas.

  • O "efeito cinderela", como mencionado por especialistas, é real e difícil de ser combatido. Os próprios pais não resistem e a partir do momento que descobrem que uma menina está chegando já começam a gastar com a decoração do quarto da princesa. O importante é realizar o sonho de maneira consciente, sempre respeitando o orçamento.

  • Os especialistas, inclusive, alertam para a educação financeira dos filhos, especialmente no caso das meninas que sempre encontram ofertas muito tentadoras no mercado. Os gastos nunca devem ser superiores ao que foi planejado e para que isso ocorra, um orçamento precisa ser feito. Crianças podem aprender desde cedo a importância do dinheiro e como funcionam as finanças, sempre de acordo com sua idade.

  • Advertisement
  • O principal é que elas entendam que há escolha e que podem optar por resistir a certos produtos chamativos para realizar sonhos maiores. Quanto antes o entendimento sobre o assunto for absorvido, melhor para pais e filha.

  • É claro que durante os primeiros meses da menina são os pais que precisam aprender a não ceder a tantas novidades e coisinhas lindas e delicadas controlando os gastos excessivos e sabendo administrar a real necessidade de apenas mais um enfeite fofo. E, normalmente, quando os pais aprendem sua lição cedo, as filhas seguirão o exemplo refletindo se a compra que desejam é realmente necessária ou apenas mais um luxo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Confirmado: ter menina vai atingir mais o orçamento familiar que ter menino

Filhos e gastos andam juntos. Uma pesquisa mostrou que ter filhas significa um gasto maior que ter meninos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr