Ensinando a sua família sobre a redenção através de Cristo

A expiação de Cristo foi um ato de amor redentor. Ele ofereceu-se para pagar a dívida que nunca poderíamos pagar.

Robyn Carr

Ao longo da história, foram dados muitos títulos a Jesus Cristo. Ele é chamado o Filho de Deus, o Bom Pastor, o Príncipe da Paz, a Luz do Mundo e o Cordeiro de Deus. Ele também é o Salvador e Redentor que expiou por toda a humanidade, permitindo-nos assim retornar à presença de Deus. Compreender seu papel como Redentor irá ajudar-nos a aceitar e agirmos de acordo com este dom da redenção. Ajudar nossas famílias a alcançarem este mesmo entendimento irá desenvolver a fé que precisam para também seguir a Cristo.

Os cinco pontos deste artigo irá ajudá-lo a ensinar a si mesmo e sua família sobre este importante papel de Cristo.

1. Entenda o que “redimir” (ou resgatar) significa

Pense em como usamos esta palavra em muitos momentos da vida. Nós “redimimos” créditos. “Resgatamos” itens penhorados, “redimimos” milhas voadas. O dicionário define “redimir” como, “Redenção, pagar dívida, Libertar, Arrepender-se e ressarcir”. Além disso, é definido como “libertar do pecado e suas consequências por meio de um sacrifício oferecido em favor do pecador.” (de Random House Webster’s College Dictionary). No que diz respeito a Cristo, é através de seu sofrimento e morte, também chamado de expiação, que Ele resgata o pecador. Ele fez o sacrifício final para livrar-nos de nossos pecados e nos reconciliar com a justiça, o que nunca poderíamos fazer.

2. Esta redenção foi profetizada e prevista muito antes da época de Cristo

Os profetas antigos sabiam o quão vital esta redenção seria para a sua salvação, bem como de toda a humanidade. O salmista escreveu: “Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si.” (Salmos 49:15). O profeta Oséias escreveu sobre a obra do Senhor “Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte.” (Oséias 13:14) os dois profetas sabiam que a única maneira de vencer a morte e voltar para Deus era através da redenção.

3. A redenção de Cristo funciona de duas maneiras

Uma delas é para nos redimir da sepultura, ou da morte. Por causa da queda de Adão, todos os homens estão sujeitos a uma morte física. O Apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios registrou: “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”. (I Coríntios 15:20-22) O dom da redenção é incondicional e está disponível a todos.

Advertisement

Segundo, Ele nos redime dos nossos pecados. O apóstolo Paulo escreveu também a Tito sobre Cristo: “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14) esta parte do resgate exige um esforço de nossa parte. Para receber este poder purificador devemos nos arrepender e abandonar nossos pecados. O Salvador disse: “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:03) Quando nos arrependemos e abandonamos nossos pecados, abrimos o coração para que seja mudado. Sentimos desejo de ser como Cristo. Desta forma permitimos que Ele resgate nossos corações e almas e nos torne verdadeiros discípulos dele.

4. O ministério de Cristo na terra também tinha um aspecto redentor no sentido temporal

Em Atos 10:38 está registrado que Cristo “andou fazendo bem.” Ele ajudou os que sofriam e procurou livrá-los desses sofrimentos. Ele alimentou os famintos, curou os doentes e consolou os sofredores. Em Mateus, lê-se: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20:28) Seu ministério abrange as necessidades espirituais e temporais.

5. Transformar o conhecimento em ação

Uma vez que compreendamos a missão redentora de nosso Salvador, devemos agir de acordo com esse conhecimento. Aceitá-lo como Salvador pessoal, e saber que sua expiação se aplica a cada um em todos os sentidos. Em seguida, arrepender-nos e abandonar o pecado. Este é um processo contínuo, já que continuamos a pecar. Com esforço, podemos progredir a cada dia tornando-nos um pouco melhor buscando a ajuda do Espírito Santo. É necessário também participar na obra redentora de Cristo aqui na terra, compartilhando sua mensagem de amor e redenção, tanto espiritual quanto materialmente. Procurando ajudar aqueles em necessidade, aliviar o seu sofrimento seja ele físico ou espiritual. Agir como Cristo agiria.

A expiação de Cristo foi um ato de amor redentor. Ele ofereceu-se para pagar a dívida que nunca poderíamos pagar. Aceitar e agir de acordo com essa dádiva, e ajudar nossa família e outros a fazerem o mesmo, nos trará paz nesta vida e salvação na próxima.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Teaching your family about redemption through Christ.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Robyn Carr

Robyn Carr is a graduate of Brigham Young University, the mother of 5 and grandmother to 1. She currently lives in North Carolina.