Segundo estudos, adoçantes artificiais também podem aumentar o risco de diabete e obesidade

Aquele adoçante artificial sem caloria pode estar causando efeitos indesejáveis no corpo.

3,208 views   |   10 shares
  • Os adoçantes artificiais foram adicionados em alimentos e bebidas para pessoas que não podem ingerir açúcar e também para diminuir as calorias dos alimentos.

  • Já foi comprovado que o açúcar refinado faz mal ao corpo e causa alguns efeitos de curto e longo prazo, como o envelhecimento precoce da pele e faz com que o cérebro tenha mais dificuldades em aprender e lembrar, segundo estudo. Esses alertas sobre o açúcar fizeram com que muitas pessoas recorressem ao adoçante artificial. Mas o adoçante artificial pode não ser tão menos prejudicial que o açúcar quanto se imaginava.

  • É muito comum encontrar adoçantes artificiais em refrigerantes diet, zero-caloria e também outros alimentos. Um novo estudo, que foi apresentado na American Physiological Society pelo professor e doutor, Brian Hoffmann, da Escola de Medicina de Wisconsin e Universidade Marquette, constatou os perigos que os adoçantes artificiais podem oferecer para o corpo humano.

  • O estudo examinou as mudanças bioquímicas que acontecem no corpo por causa do adoçante artificial comparado ao açúcar refinado. Os pesquisadores também examinaram o impacto que o adoçante artificial tem na saúde vascular.

  • Para realizar o estudo, o time de pesquisadores alimentou grupos de ratos com glucose ou frutose, que são tipos de açúcar, e alimentaram outros grupos de ratos com aspartame ou acesulfame-K, que são tipos de adoçantes artificiais. E após três semanas, os pesquisadores analisaram as amostras de sangue dos ratos.

  • O Dr. Hoffmann explica que o corpo humano sabe lidar com açúcar em moderação, mas não se pode exagerar. "Nós também observamos que substituir esses açúcares por adoçantes artificiais levam a mudanças negativas no metabolismo de gordura e energia", disse.

  • Advertisement
  • O estudo descobriu que adoçantes artificiais mudam a maneira que o corpo processa a gordura e obtém energia. Também foi descoberto que o acesulfame-K acumula mais no sangue, tendo um efeito mais prejudicial nas células que revestem os vasos sanguíneos.

  • "Apesar de estarmos ingerindo estes adoçantes artificiais sem caloria na nossa dieta, ainda houve um aumento drástico de obesidade e diabetes", alerta o Dr. Hoffmann. "Nos nossos estudos, tanto o açúcar quanto o adoçante artificial apresentaram efeitos negativos ligados à obesidade e diabetes, embora através de mecanismos muito diferentes um do outro."

  • Outro estudo feito pelo Estudo do Coração de San Antonio, constatou que os participantes que bebiam mais de 21 bebidas diet por semana tinham o dobro de chances de ficarem acima do peso ou obesos comparados a pessoas que não bebiam refrigerantes diet.

  • O Dr. David Ludwig, especialista em obesidade e perda de peso do Hospital Infantil de Boston, disse ao Health Harvard que adoçantes artificiais são bem mais potentes que o açúcar refinado e o xarope de milho rico em frutose. E explicou que isso pode causar uma superestimulação dos receptores de açúcar pelo uso frequente de adoçantes artificiais, podendo então "limitar a tolerância a gostos mais complexos." Isso significa que o uso frequente de adoçantes artificiais pode modificar o paladar e fazer com que a pessoa sinta frutas e vegetais de forma desagradável.

  • Segundo o Dr. Hoffmann, eliminar os açúcares e adoçantes artificiais da dieta não irá garantir o fim da diabetes e obesidade, mas se a pessoa não consegue eliminá-los da dieta, ingeri-los com moderação faz toda a diferença.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.

Website: http://racheldecastro.com

Segundo estudos, adoçantes artificiais também podem aumentar o risco de diabete e obesidade

Aquele adoçante artificial sem caloria pode estar causando efeitos indesejáveis no corpo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr