Pessoas que sofrem de ansiedade têm uma percepção muito diferente do mundo

Eventos emocionais podem induzir mudanças no cérebro e um estudo comprovou isso.

4,889 views   |   8 shares
  • Como diferenciar entre ansiedade e transtornos de ansiedade

  • Ao contrário do que muita gente acredita, doenças mentais existem e são reais. Ansiedade é comum e faz parte da vida, mas transtornos de ansiedade entram na categoria de doenças mentais e devem ser tratados.

  • "Ansiedade é uma reação normal ao estresse e que pode trazer benefícios em algumas situações. A ansiedade nos deixa alertas dos perigos e ajuda a nos preparar e prestar atenção. Os transtornos de ansiedade diferem de sentimentos normais de nervosismo ou ansiedade, e envolve medo excessivo ou ansiedade. Transtorno de ansiedade é o transtorno mental mais comum e afeta quase 30% dos adultos em algum ponto de suas vidas. Mas, transtornos de ansiedade são tratáveis e há vários tratamentos eficazes disponíveis", segundo o Psychiatry.

  • A pessoa com transtorno de ansiedade sente um medo excessivo que muitas vezes é fora de proporção ou que impede que ela viva normalmente. A pessoa com esse transtorno evita lugares, pessoas ou tarefas que podem desencadear ou piorar os sintomas de ansiedade, muitas vezes se isolando.

  • Mas você está ansioso por causa de um evento importante ou uma decisão a tomar, isso é bastante normal e comum. Quando há um transtorno, o medo não passa e esse medo e ansiedade começam a tomar conta da vida da pessoa, interferindo na vida social e profissional.

  • O site, Anxiety.org, especializado em ansiedade, explica que é importante saber distinguir uma ansiedade de um transtorno de ansiedade e dá alguns exemplos:

  • "Se alguém não quer sair de casa por períodos longos de tempo porque está com medo de ficar no meio de uma multidão ou de ser relembrado de um evento traumático, isso não é um 'sentimento normal.'"

  • "Uma preocupação excessiva de ficar doente e fazer de tudo para evitar germes, como usar álcool em gel ou evitar tocar em maçanetas não necessariamente caracteriza um transtorno de ansiedade, mas se a preocupação de ficar doente dificulta com que a pessoa saia de casa, então talvez é possível que essa pessoa esteja sofrendo de ansiedade ou um transtorno relacionado à ansiedade."

  • Há vários transtornos de ansiedade diferentes e alguns sintomas são similares entre si. Mas, no geral, esses transtornos envolvem sintomas como: nervosismo, medo constante, preocupação excessiva.

  • Advertisement
  • Percepção diferente do mundo

  • Um estudo feito pela revista Current Biology descobriu que pessoas que sofrem com ansiedade têm uma percepção diferente do mundo. Os pesquisadores constataram que pessoas com ansiedade têm menos capacidade de distinguir estímulos "seguros" ou neutros e estímulos ameaçadores. Isso significa que essas pessoas tendem a generalizar.

  • Os participantes do estudo tiveram que distinguir três sons distintos com um de três resultados possíveis: perder dinheiro, ganhar dinheiro ou nenhuma mudança. Na fase seguinte, os participantes ouviram 15 sons e identificaram se já tinham ouvido os sons antes ou não. Se eles acertassem, eles ganhariam dinheiro.

  • Os pesquisadores notaram que pessoas que sofriam com ansiedade acreditavam que um novo som era um que eles já haviam escutado antes. Esse resultado não está relacionado a problemas de aprendizado ou de audição, mas sim na associação que a pessoa com ansiedade fez com os sons a uma experiência emocional de ganhar ou perder dinheiro.

  • Tudo está relacionado com a plasticidade do cérebro. Experiências emocionais induzem plasticidade nos circuitos cerebrais. E o estudo descobriu que pessoas diagnosticadas com ansiedade têm menos propensão a distinguir entre estímulos "seguros" ou neutros e estímulos ameaçadores.

  • "Traços de ansiedade podem ser completamente normais, e até mesmo beneficial evolutivamente. No entanto, um evento emocional, por menor que seja, pode induzir mudanças no cérebro que podem levar a uma ansiedade explosiva", explica Rony Paz of Weizmann, do Instituto de Ciência de Israel.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.

Website: http://racheldecastro.com

Pessoas que sofrem de ansiedade têm uma percepção muito diferente do mundo

Eventos emocionais podem induzir mudanças no cérebro e um estudo comprovou isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr