A ciência explica porque andar 10.000 passos por dia pode garantir mais saúde

Existe mesmo um número mágico?

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  • A regra dos 10.000 passos tem como objetivo promover mais saúde. Essa regra se tornou popular com um pedômetro japonês nos anos 60 com o nome "manpo-kei", que significa "10.000 passos contador", de acordo com o UC Davis Integrative Medicine.

  • Com o lançamento de muitos relógios smart e relógios fitness, a regra dos 10.000 passos está se tornando cada vez mais popular. Mas, muitos ainda não sabem o porquê de 10.000 passos e seus benefícios.

  • Estudos comprovaram que pessoas que andam 10.000 passos têm uma pressão arterial mais baixa, níveis de glicose mais estáveis e até mesmo um humor melhor.

  • "Se você olhar bem, se todos fizessem os 10.000 passos por dia na América, nós estaríamos diminuindo $500 bilhões no orçamento de saúde por ano e isso mostra que poucas pessoas atingem essa meta e as doenças crônicas teriam uma queda", diz Roizen, autor do livro Age Proof: Living longer without running out of money or breaking a hip.

  • Não é recomendado especificamente 10.000 passos por dia, mas é recomendado que as pessoas façam uma atividade física moderada por pelo menos 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos por dia, de acordo com reportagem do US Today.

  • Um adulto que faz atividade física moderada por 150 minutos por semana, anda em média 7.500 passos por dia.

  • "Então, considerando esse ponto de vista, 10.000 passos representam um esforço maior para a maioria dos adultos. Faça mais do que é recomendado e você verá benefícios para a sua saúde no futuro", explica Neil Johannsen, professor assistente da Escola de Cinesiologia da Universidade Estadual do Louisiana.

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  • Um estudo Escocês sugeriu que 15.000 passos podem trazer ainda mais benefícios. Os pesquisadores notaram que pessoas que andavam em média 15.000 passos por dia tinham o tamanho da cintura normal, níveis saudáveis de colesterol e menor risco de doença cardíaca.

  • Segundo reportagem da UOL, esforços físicos como subir de escada ao invés de pegar o elevador, andar até o ponto de ônibus, já diminui o risco de doenças.

  • Você não precisa ter um número ideal para andar todos os dias, 10.000 passos para muitas pessoas é uma meta que elas tentam alcançar. No final do dia o importante é fazer uma atividade física diariamente em que a intensidade alcance um nível moderado ou vigoroso.

  • Um estudo científico feito pelo National Cancer Institute analisou dados de 4.840 pessoas entre 2003 e 2006 e foi descoberto que um esforço relativamente pequeno já reduzia o risco geral de mortes em crianças. Ou seja, mesmo que você não consiga fazer uma atividade física de nível moderado ou vigoroso de 30 minutos por dia, esforços pequenos durante o dia também podem trazer benefícios. O importante é não ficar parado.

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Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.

Website: http://racheldecastro.com

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