6 maneiras de perder peso sem precisar fazer dieta ou exercício físico

Hábitos saudáveis podem ser mais eficazes que dietas restritivas.

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  • Dietas que restringem muitas calorias podem não ser tão eficazes quanto muitos acreditam. Na realidade, 95% das pessoas que fazem dietas restritivas para perder peso acabam voltando ao peso inicial ou até mesmo ganhando mais peso.

  • Hábitos saudáveis podem ser muito mais eficazes para a perda de peso e consequentemente para manter o peso desejado. O exercício físico é essencial para a saúde, e aliado à boa alimentação, os benefícios são maiores ainda.

  • Mas, hábitos saudáveis que não incluem dieta ou exercício também podem ajudar na perda de peso e uma saúde melhor.

  • 1. Beba água regularmente

  • Beber água deixa a pele mais macia, previne dores de cabeça, entre outros benefícios. Beber água também pode lhe ajudar a comer menos e, consequentemente, perder peso, especialmente se isso for feito antes das refeições.

  • Segundo o Healthline, um estudo descobriu que beber meio litro de água meia hora antes das refeições pode ajudar a pessoa ingerir menos calorias. Os participantes do estudo que fizeram isso perderam 44% mais peso em 12 semanas comparado àqueles que não o fizeram. Os resultados serão ainda maiores se você substituir suco ou refrigerante por água.

  • 2. Durma bem

  • A privação de sono pode interromper os hormônios reguladores do apetite, fazendo com que o corpo busque comidas com mais calorias e mais gordura. Então, dormir pouco nos faz comer pior.

  • Dormir pouco e estresse também podem aumentar o risco de várias doenças, como diabetes e obesidade.

  • 3. Mastigue devagar

  • Mastigar devagar e com paciência irá modificar a forma que você se alimenta. O cérebro precisa de tempo para processar e entender que o corpo está satisfeito.

  • A rapidez com que você come pode afetar seu peso porque mastigar devagar faz com que você coma mais devagar também. 23 estudos comprovaram que pessoas que comem mais rápido têm mais chances de ganhar peso comparadas com pessoas que comem devagar.

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  • 4. Evite adoçantes artificiais

  • Versões lights e diets podem não ser a melhor opção. Opte por alimentos naturais. Diversos estudos comprovaram que adoçantes artificiais causam mudanças negativas no metabolismo de gordura e energia aumentando o risco de diabete e obesidade.

  • 5. Coma muita proteína

  • Proteína traz saciedade e diminui a fome fazendo com que você coma menos calorias. Um estudo observou que participantes que aumentaram a ingestão de proteína de 15% a 30% os ajudou a perder 5 quilos em 12 semanas, sem nenhuma restrição alimentar.

  • Ovos, quinoa, carnes, leite, frutos do mar, iogurte, amendoim são alguns alimentos ricos em proteína.

  • 6. Coma o que gosta com moderação

  • Dietas restritivas não funcionam porque as pessoas que as fazem se privam de comer suas comidas favoritas por muito tempo. Essas dietas aumentam a ansiedade e fazem com que as pessoas comam compulsivamente.

  • Você não precisa se privar de comer tudo que gosta, como chocolate, sorvete, hambúrguer. Mas, comer com moderação e com bem menos frequência pode fazer uma grande diferença.

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Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.

Website: http://racheldecastro.com

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