6 passos para se tornar um ótimo ouvinte

Para ser um ótimo ouvinte não há segredo. Todos podem melhorar sua habilidade de ouvir.

Sarah Pickard

Para ser um ótimo ouvinte não há segredo. Todos podem melhorar sua habilidade de ouvir. De acordo com a revista Psycology Today (Psicologia Hoje), “Ouvir é um processo ativo. Não quer dizer sentar-se em silêncio e ficar encarando alguém”. Adquirir boas habilidades de ouvir pode ajudar-lhe a melhorar relacionamentos, entender melhor as pessoas, e encontrar mais sucesso no trabalho e na vida. Aqui estão algumas dicas para se tornar um ótimo ouvinte.

Esteja em posição

Fique confortável e demonstre à pessoa que estiver falando que você está disposto a doar o tempo necessário para ouvir o que ela tem para falar. Sente-se em uma cadeira ou, se for necessário ficar de pé, apoie-se contra a parede e relaxe.

Faça contato visual

Contato visual é muito importante porque demonstra a pessoa que está falando que você está interessado. Isso mantém você focado e diminui distrações.

Concorde

Simples gestos como concordar com a cabeça ou uma palavra rápida de consentimento, garantem à pessoa que você está realmente ouvindo.

Faça perguntas

Faça perguntas que acompanhem o que a pessoa estiver dizendo. Tenha cuidado para não interromper o pensamento dela. Fazer perguntas irá demonstrar que você está interessado naquilo que ela está dizendo.

Advertisement

Importe-se

Faça com o que a pessoa que está falando saiba que você se importa a respeito daquilo que ela diz e use bastante frases com “Eu”. Por exemplo, você pode dizer: “Eu entendo como você se sente” ou “Eu aposto que você ficou bravo com aquilo”.

Nunca interrompa

Não interrompa a pessoa. Se você tiver algo a dizer, espere por uma pausa na conversa. Também não se foque naquilo que você quer dizer depois porque isso pode lhe distrair de continuar ouvindo a pessoa.

Aperfeiçoe suas habilidades de ouvinte e as pessoas serão felizes por tê-lo como amigo, cônjuge ou colega. Então, agora pode ir praticar. Isso fará bem para todo mundo.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 6 steps to becoming a great listener, de Sarah Pickard.

Toma un momento para compartir ...

Sarah Pickard

Sarah Pickard tem bacharelado em Psicologia com foco em Psicologia e Desenvolvimento Infantil, e ama tudo relacionado a Psicologia, além de sua paixão pela escrita.