14 dicas para o noivo se preparar para a cerimônia de casamento
14 dicas para o noivo antes de atar o nó. O que noivo precisa saber para o casamento. Como preparar o futuro matrimônio.
Izabel Torquato
O casamento é uma grande ocasião onde dois seres se unem como símbolo de seu amor. Nesse momento toda atenção se volta para a noiva, e o noivo onde fica? Parece que ele aparece somente parado no altar. Então será mesmo assim?
Sobre o que um noivo precisa estar ciente antes de atar o nó, vejamos:
Enxoval
É importante que o noivo converse com a noiva sobre o enxoval do casal, que se compõe de roupas de cama, mesa, banho, bem como do próprio enxoval, como roupa íntima, social, esportiva, calçados, etc. Verificar antecipadamente para que tudo esteja bem organizado. Caso a noiva não tenha recursos para ter seu próprio enxoval, é dever do noivo providenciar antes do matrimônio como um presente para sua amada.
Moradia
Quem casa quer casa, um velho ditado que é verdadeiro, buscar uma moradia que possa caber dentro do orçamento familiar, isso em caso de aluguel; no caso de já possuir uma casa própria, providenciar a reforma, pintura, cuidados com o jardim e quintal. Caso seja apartamento prepará-lo da melhor maneira possível.
Localização
Se forem morar em um bairro novo, monte um pequeno mapa com supermercados, farmácias, bancos, igrejas. Não deixe para fazer isso depois do casamento, é bom já ter acessível todos os pontos comerciais para facilitar a convivência, pois depois não haverá muito tempo para ver esses detalhes.
Contas
Organizar todas as contas; se estiverem pagas ajudará e muito a terem mais tranquilidade no primeiro mês, evitando o estresse e dando espaço ao romantismo no ar.
Viagem
Escolher o local para a lua de mel, isso é muito importante! Mesmo que sejam poucos dias, deve haver esse momento para o casal.
Família
Solicitar ajuda na organização da cerimônia, celebração bem como a organização da nova moradia.
Amigos
Nesse momento bons amigos são bem-vindos para ajudarem na organização. Melhor não convidar uma amiga para evitar algum possível mal entendido de última hora. Lembre-se que sua melhor amiga será sua esposa.
Trabalho
Verificar os dias de afastamento com antecedência junto ao RH; seria interessante se o matrimônio ocorresse no período das férias porque assim, além dos dias de férias, ainda se tem direito aos dias relativos ao matrimônio, por isso verifique com antecedência.
Alianças
Devem ser escolhidas pelo casal e que possam marcar de forma especial a data do casamento. Eventuais ajustes devem ser feitos com um mês de antecedência para evitar transtornos desnecessários.
Convite
Podem ser feitos convites virtuais para economizar na impressão e imprimir somente os que são necessários.
Padrinhos
Convidar os padrinhos e junto com a noiva providenciar a lista de presentes que resultará em uma boa economia.
Dia do noivo
É importante relaxar de todas as preocupações e cuidar do visual, existem locais especializados para tal.
Cerimônia
Verificar Igreja, cartório, horários, localização, bem como os valores a serem pagos.
Celebração
Para festejar escolher um bom local e de fácil acesso para todos.
Planejando com antecedência, conforme descrito acima, o noivo fica ciente de toda a preparação necessária, deixando o dia do casamento tranquilo e podendo dar toda sua atenção à noiva. Existem empresas que podem organizar e executar tudo. Caso não haja recursos financeiros para pagar algo assim, pode-se solicitar ajuda de ambas as famílias dos noivos, delegando o que e por quem será realizado. Organização é fundamental para começar bem o seu “felizes para sempre”.