14 razões JUSTAS para seu filho adolescente ficar BRAVO com você
Se você faz qualquer coisa desta lista, então seu filho TEM RAZÃO de ficar chateado com você!
Erika Strassburger
A adolescência é uma das fases mais difíceis da vida, repleta de dúvidas, insegurança e instabilidade emocional. Você irá intensificar esses sentimentos em seu filho se fizer uma ou mais coisas listadas abaixo:
1. Dar uma bronca nele em público
Seu filho fez algo de errado e merece uma bronca? Então aja corretamente, conversando com ele em particular.
2. Postar coisas embaraçosas sobre ele nas redes sociais
Como aquela foto clássica dele, quando bebê, pelado na banheira. Para nós, pais, é muito fofo. Os adolescentes têm horror a coisas assim. Eles odeiam, também, quando os pais divulgam um hábito constrangedor, pois seus amigos irão “zoar” dele até o fim do ensino médio.
3. Comportar-se como um adolescente
Os jovens não querem ver seus pais falando gíria e vestindo-se como eles. Eles precisam de pais que ajam como pais, não como pseudoadolescentes.
4. Tornar-se extremamente repetitivo nas admoestações e cobranças
Para quem tem um adolescente em casa, acaba se tornando uma rotina enfadonha ficar cobrando o tempo todo. É algo que nos deixa irritados, e a ele ainda mais. Uma boa saída para acabar com esse aborrecimento, é fazer uma lista de regras e afazeres, e as consequências do seu não cumprimento, e fixá-la em um local bem visível da casa. Se não fizer a parte dele, ele já sabe o que vai acontecer.
5. Duvidar dele o tempo todo
Se você duvida o tempo todo de seu filho, mesmo sem ter certeza de que ele esteja mentindo, ele não se sentirá mais motivado a falar a verdade.
6. Chamá-lo de criança
Não é tarefa fácil cruzar a fronteira entre a infância e adolescência. O que seu jovem precisa é de pais que o apoiem e orientem nessa trajetória. Seu filho está tão sujeito a cometer uma infantilidade quanto tantos crianções com mais de 20 anos que vemos por aí.
7. Não permitir que ele tenha seu próprio dinheiro
É uma tortura para um adolescente não ter dinheiro para comprar suas coisas. Ele se sente maduro o bastante para ter seu próprio dinheiro sem ter que ficar lhe pedindo o tempo todo. Então, se você não permite que ele trabalhe fora até que termine o ensino médio, nem lhe dá uma mesada suficiente para comprar suas coisinhas, você precisa encontrar uma saída, porque não dá mais para ele andar “liso” por aí.
Uma alternativa é dar-lhe alguns afazeres remunerados, ou permitir que ele trabalhe algumas vezes por semana para outra pessoa. Aliás, essas são maneiras excelentes de tornar seu jovem autossuficiente e consciente em relação ao valor do trabalho.
8. Julgar seus amigos pela aparência
Um dos julgamentos mais injustos que se pode fazer é o de um jovem pelas roupas que veste ou pelo corte de cabelo. A adolescência é o “período de experiência” da vida adulta. Seu filho e os amigos dele experimentarão vários estilos na juventude. Em pouco tempo provavelmente acabarão trocando seu visual dark por camisa e gravata.
9. Menosprezar ou zombar de seus sentimentos
Por exemplo, se ele está sofrendo por amor, você faz pouco caso (e às vezes faz até piada), dizendo que ele “nem é adulto ainda, nem sabe o que é sofrer”. Se já sofreu por amor, você sabe como dói. Então, seja mais empático em relação aos sentimentos de seu filho.
10. Extrapolar nas proibições
Os pais geralmente colocam proibições tanto para proteger quanto para punir seus filhos. Mas se seu filho não está de castigo e, ainda assim, você o priva de atividades salutares, adequadas para a idade dele, a tendência é que ele fique revoltado e acabe se rebelando. Na primeira oportunidade que surgir, fará as piores coisas possíveis.
11. Rotulá-lo como rebelde
OK, às vezes seu filho pode realmente ter acessos de rebeldia, que jovem nunca teve? Mas a melhor maneira de ajudá-lo a não descambar de vez para o outro lado é ressaltar suas qualidades, seu lado bom.
12. Reclamar demais
Todo mundo detesta gente “reclamona”, imaginem os jovens, que estão com os hormônios em eclosão. Maneire nas reclamações e todo mundo se sentirá aliviado, inclusive você.
13. Não reconhecer o que ele faz de bom
Só porque seu filho deixou de fazer uma coisa ou outra que você pediu, você não pode ignorar ou menosprezar as boas coisas que ele faz, dizendo “Você não faz NADA do que eu peço!”, ou “Você não faz NADA CERTO!”, ou “Não fez nada além de sua obrigação!”. Quanto mais elogios seu filho receber de por ter agido corretamente, mais motivado ele se sentirá para continuar progredindo.
14. Não lhe dar a devida atenção
É comum ouvir de um jovem chateado: “Ninguém me ouve, ninguém me entende!”. Por mais que isso pareça um absurdo para os pais – pois na visão deles, o tratamento que dão aos filhos está dentro da normalidade – é algo que realmente pode estar acontecendo. Preste mais atenção no seu filho! Dedique-lhe tempo! Você verá como seu relacionamento irá melhorar.
Se você se enxergou em algum dos relatos acima, saiba que você NÃO é um pai ou uma mãe horrível, que quer ver seu filho arrasado. Você apenas erra tentando acertar. Comprometa-se em pegar mais leve com ele. Um bom exercício para conseguir mudar de atitude é tentar colocar-se em seu lugar, autoindagando-se: “Como eu me sentiria se ouvisse isso de alguém que amo?”. Pratique esse exercício constantemente, e o relacionamento entre vocês se tornará o melhor possível.