14 razões para lutar por seu casamento
Pensar em razões práticas para lutar pelo casamento pode, além de evitar o sofrimento da separação, ainda indicar formas de transformar a relação, tornando-a mais satisfatória.
Suely Buriasco
É indiscutível que existam muitos fatores que dificultam a vida em comum, mas também é fato que ser feliz no casamento é totalmente possível e muito provável. Claro que existem questões de difícil solução, no entanto, muitas separações poderiam ser evitadas com um pouco mais de disposição.
Se você não está conseguindo a harmonia desejada e tem pensado em desistir, pense antes nas seguintes razões para lutar por seu casamento:
1-Todo casamento passa por crises
É importante considerar que, assim como o ser humano, em determinado momento da vida, pode se sentir em conflito consigo mesmo, também tem momentos de crise nos relacionamentos. Momentos estes que podem ser revistos.
2- A rotina pode atrapalhar muito
Manter hábitos indesejados por um ou outro pode ser motivo de insatisfação, por isso, devem ser revistos e tratados entre os cônjuges.
3- O comodismo é muito negativo
Muitas vezes o que pode parecer uma crise é, na verdade, comodismo de um ou dos dois que, mesmo não se sentindo bem, não fazem nada para mudar.
4- Questões financeiras influenciam
Problemas financeiros são grandes causadores de crises nos casamentos; importante notar que em momentos assim, o melhor é manter o equilíbrio e relevar ações que, verdadeiramente, representam grande preocupação.
5- Perdas individuais geram prejuízo
A perda de entes queridos, de saúde, ou qualquer outra, sempre causa desequilíbrio emocional que pode afetar a relação, mesmo não sendo intencionalmente.
6- Diferenças culturais complicam
Muitos conflitos que abalam o casamento são originados nas diferenças de cultura ou educação de cada um, nada que o entendimento entre os cônjuges não resolva.
7- Intolerâncias arruínam a harmonia
Diante das diferenças naturais na personalidade de cada um, a falta de respeito pode ocasionar grandes transtornos, no entanto, o diálogo com o estabelecimento de acordos resolve a questão.
8- A impaciência nunca foi boa conselheira
Vale refletir sobre os reais motivos das controvérsias do casal, pois, muitas vezes a falta de paciência com alguma situação pode se refletir no casamento.
9- As famílias de origem influenciam muito
Bom observar que muitos dos problemas que surgem no casamento são influenciados por pessoas alheias à relação, seja por familiares ou amigos. Blindar o casamento é responsabilidade do casal.
10- As mágoas distorcem os sentimentos
Bom seria que isso não acontecesse, mas o fato é que as pessoas erram e ferem umas às outras. Acumular mágoas confunde e desequilibra emoções, melhor é resolver pelo diálogo e o perdão.
11- Dar outra oportunidade
É sempre importante avaliar a possibilidade de dar nova chance ao cônjuge e, consequentemente, ao relacionamento, dada a importância de ambos na vida.
12- Preservar a família
Manter a harmonia familiar é fator de grande relevância, assim, buscar maneiras saudáveis de lidar com os conflitos conjugais é garantia de manter a família.
13- Viver sem a pessoa amada é muito triste
Bom pensar no futuro: Como seria viver sem a presença de seu cônjuge? Em muitos casos é preferível relevar algo para manter-se junto a quem se ama.
14- Vontade de permanecer junto
Mais do que tudo, penso que a vontade age de forma a promover transformações e dispor a pessoa a lutar pelo que se deseja.
É real que as coisas nem sempre são como desejamos, mas também é possível que sejam ainda melhores. Transformar as situações negativas em positivas é um grande desafio e é muito recompensador fazer a sua parte para tanto. Tenho certeza de que se você pensar bem vai encontrar muitas outras razões para manter seu lar.
Dialogar com o coração aberto, buscando entendimento oferece uma oportunidade de transformar a relação, revendo a situação. Fazer a sua parte pode evitar a separação e harmonizar o seu relacionamento.