Às vítimas de abuso: 5 coisas que você precisa fazer com urgência

Se você ou alguém que você conhece sofre ou já sofreu abuso, você precisa fazer estas 5 coisas a partir de hoje com urgência!

C. A. Ayres

Os danos na vida de quem sofre abuso, seja emocional, físico, mental, sexual, são imensuráveis. A autoestima e autoconfiança simplesmente são destruídas. A maioria dos abusos vêm com o pior do abuso emocional que consiste na pessoa ouvir que não tem valor, que não é digna, que não merece ser feliz.

Ensinando os filhos sobre abuso e como reconhecê-lo, denunciá-lo e evitá-lo

O abuso traz um círculo vicioso que vai da violência ao arrependimento e esperança, passando por períodos de amor e afeição, seguidos de períodos de tensão e medo, e períodos onde a violência explode, seguidos de arrependimento e pedidos de desculpas, amor e tolerância, e depois abuso e violência novamente, que escraviza a vítima de tal forma que ela não consegue se imaginar fora daquilo, e muitas vezes acha que aquele tipo de relação é comum.

1. Saia dessa relação

Acredite, você não está sozinha, e você tem direito a ter uma relação saudável com alguém que lhe respeite e lhe goste pelo que você é. Se você se encontra em uma relação abusiva, você deve imediatamente sair dessa situação. Os próximos passos serão menos difíceis que se manter nela. Decida que merece ser feliz.

2. Reconstrua sua vida

Isso pode levar algum tempo, mas a paz que terá daqui para frente a ajudará a fazer o que precisa. Mude de casa, de cidade, se necessário, volte à escola, frequente lugares diferentes. Viva um dia de cada vez.

Advertisement

3. Tenha paciência consigo mesma

O mais difícil é a decisão de sair dessa vida. Talvez você precise de terapia, mediação de conflitos, ajuda profissional de quem poderá lhe guiar na reconstrução de sua autoconfiança, e na confiança a outros.

4. Frequente um grupo de apoio

Conhecer mais pessoas e frequentar locais onde pessoas que sofreram violência podem colocar para fora o que sentem. Pode ser até mesmo um grupo on-line.

5. Dê valor a si mesma

Uma vez que você comece seu caminho de volta a si mesma, lembre-se sempre que você tem valor e precisa de sua autoestima para poder ser feliz.

Faça um exercício: Pegue papel e caneta e escreva “Quem é você?”. Liste quem você é, as coisas que gosta, os sonhos que têm. Você vai notar como é difícil fazer essas listas, e o quanto esqueceu de si mesma enquanto estava naquela relação. Mas, seja positiva! Continue fazendo a lista. E acima de tudo:

  • Informe-se . Autoconfiança começa em você. Leia livros louváveis que elevam seu espírito e lhe inspiram a ser melhor.

    Advertisement
  • Faça algo a seu favor todos os dias. Planeje desafios, crie novos e melhores hábitos.

  • Pare definitivamente com os pensamentos negativos.

Esteja consciente de que as coisas não mudarão da noite para o dia, mas tendo paz em sua vida, você estará no caminho do progresso e vencendo a guerra.

6 perguntas e respostas sobre violência doméstica

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.