Como deixar de viver no passado e aproveitar o presente

O presente é a única realidade que existe. O hoje é nossa oportunidade de realizar algo. Veja como aproveitar melhor o presente e deixar o passado para trás.

6,646 views   |   12 shares
  • Para conseguir ter uma vida equilibrada e desfrutar de momentos felizes com mais frequência é imprescindível ter um bom entendimento sobre a importância das escalas do tempo (passado, presente e futuro). Esse entendimento faz com que saibamos a importância de cada um, não permitindo que um ocupe o lugar do outro.

  • O presente é o aqui, o agora. Ele é a única realidade que existe. Já o passado é uma lembrança, um acontecimento impossível de editar e que só deve ser consultado. Infelizmente, as pessoas invertem os papéis e valorizam mais o passado (que não tem tanto valor hoje) do que o presente (que é a possibilidade de construção do futuro). Esse equívoco gera nelas um sentimento de frustração, uma busca ilusória e faz com que a maioria perca a esperança.

  • É preciso aprender a sentir o hoje e acreditar que ele é nossa ferramenta de construção. É fundamental entender que o passado carrega nossos atos pretéritos e só deve ser consultado para a retirada das lições em benefício do hoje. E o futuro? Este é o reflexo das nossas escolhas de hoje. Portanto, veja como deixar de viver no passado e aproveitar o presente através de algumas dicas:

  • Liberte-se do passado

  • Se analisarmos bem, o ontem já é passado e não pode ser modificado. Por que perder tanto tempo investindo em algo que já passou? Na prática não é fácil deixar as coisas passadas de lado, principalmente quando elas deixaram marcas e mágoas. Mas é necessário trabalhar essas emoções para que o presente não se perca. Se for necessário, procure um profissional, mas liberte-se do passado. Ele acorrenta quem se prende a ele e essa prisão se dá através da mente.

  • Entenda o presente

  • É possibilidade de construir, de modificar, de sentir, de vivenciar, de amar, de partilhar, de viver. O presente é tudo isso. Ele é este momento, a única realidade. Viver o presente faz com que a vida seja bem vivida e evita arrependimentos do tipo: “não aproveitei as oportunidades que a vida me deu”. Entenda que o presente é “A OPORTUNIDADE” e o passado é um presente que já foi vivido.

  • Aproveite os momentos

  • Mesmo que sejam simples, aproveite. Mesmo que seja bobo, viva com intensidade. Esses momentos não podem ser desprezados por serem comuns. Lembre-se de que amanhã eles servirão de base para seu futuro.

  • As dicas são muito úteis, mas antes de aplicá-las deve ser feito uma reflexão sobre a importância do tempo na vida de cada um de nós. Refletindo descobriremos como o tempo é causador de sofrimento, ou melhor, como nosso comportamento em relação a ele causa tudo isso. As causas partem de nós, portanto, devem partir de nós também as soluções.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como deixar de viver no passado e aproveitar o presente

O presente é a única realidade que existe. O hoje é nossa oportunidade de realizar algo. Veja como aproveitar melhor o presente e deixar o passado para trás.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr