Aprendendo a se defender da maldade e malícia

O mundo em que vivemos nos cerca com muitos desafios e na malícia resultada da maldade do homem.

9,935 views   |   23 shares
  • Desde os primórdios da humanidade, o homem precisou se defender, seja para se proteger contra o frio e o calor, contra a fúria da própria natureza ou contra animais predadores. Defender-se tem sido importante para a proteção contra a maldade do homem e de seu coração perverso. Existem diferentes tipos de pessoas e comportamentos, e infelizmente alguns desses são voltados a favor de todo tipo de maldade e crueldade.

  • Para entendermos a importância da defesa, basta olharmos o corpo humano que já vem com o sistema imunológico para defender o organismo contra corpos estranhos, que podem atacar e deixar doente nosso corpo e nos levar a morte. Em nossa vida também existem organismos vivos que podem nos perseguir: um indivíduo, grupo de pessoas ou até mesmo organizações. Precisamos ter também um "sistema imunológico" de defesa pessoal.

  • Se defender de quem ou do quê? Existem muitas razões e quando temos o conhecimento sobre isso, entenderemos e saberemos como fazer nossa própria defesa.

  • Segundo o minidicionário Larousse, a definição de defender é: afastar o inimigo, opor resistência a ataque ou agressão. Significa ainda: se proteger, resguardar e até desculpar-se de algo.

  • Para saber como agir e se defender, é importante seguir as informações abaixo:

    1. Estude e conheça seus direitos, principalmente os que estão na declaração dos direitos humanos. Ninguém pode se defender sem conhecer seus direitos e deveres.

    2. Conheça as leis da constituição de seu país, pois a constituição é a mais importante das leis e nela podemos conhecer nossos direitos e deveres.

    3. Quando for acusado de algo que não fez ou alguém foi agressivo com você, saiba ter jogo de cintura e abra a boca! Procure não gritar, mas sim conversar e mostrar que determinadas coisas o têm incomodado. Nunca se fingir de vítima. Infelizmente, por mais vítimas que sejamos dos ataques infames do outro, dar uma de vítima é como baixar a cabeça e deixar pular em cima dela. "Quando você se rebaixa, convida os outros a pisoteá-lo. Quando aparenta ser uma ovelha indefesa, atrai lobos ferozes. Os agressores preferem enfrentar pessoas que ignoram seu próprio poder" (Barbara Berckhan, Como se defender de ataques verbais, Sextante, p.15)

    4. Tenha coragem de impor suas crenças sem medo, o que acredita e sabe que é o melhor para você. O outro precisa saber que você tem padrões e que os segue. Quando demonstramos coragem, demonstramos defesa. "A coragem não é ausência de medo, mas a constatação de que há algo mais importante do que o medo." (Ambrose Redmoon)

    5. Se você foi ou é vítima de pessoas manipuladoras, tenha cautela, não responda aos desejos dela. Não bata de frente. Não ceda às investidas dela, demostre que não tem medo e seja emocionalmente seguro.

  • Advertisement
  • Não temos como enumerar as diversas formas de aprender a se defender neste artigo, porém, aconselhamos que busque aumentar o conhecimento das formas de defesa lendo livros, conversando com pessoas especializadas no assunto, que já foram vítimas de algum tipo de maldade, sejam elas verbais, emocionais ou civis. Só por meio do conhecimento é que podemos realmente estar aptos a nos defender dos diversos desafios que podem nos atacar na vida.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Aprendendo a se defender da maldade e malícia

O mundo em que vivemos nos cerca com muitos desafios e na malícia resultada da maldade do homem.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr