5 ações para blindar o casamento de intromissões familiares

É fundamental observar ações que promovam a proteção do lar contra as intromissões familiares, bem como que edifiquem laços de amor e respeito entre todos.

5,247 views   |   15 shares
  • Você tem sentido que seu casamento está abalado por conta da intromissão dos familiares de seu cônjuge? Nada surpreendente, pois um dos maiores motivos de desentendimentos no casamento é a influência da família de origem de cada cônjuge. O pior é que isso vai desgastando a união do casal, podendo até mesmo provocar uma separação.

  • Para blindar seu casamento, pense nas seguintes ações:

  • 1- Seja imparcial

  • repare que muitas vezes você também age da mesma maneira que seus pais; as vivências familiares marcam e exercem um importante papel na vida das pessoas. É preciso compreender isso, afinal, as intromissões acontecem geralmente com o intuito de manter a história familiar. Esse processo é bilateral, então é preciso muito cuidado para não levar em consideração apenas as intromissões da família de seu cônjuge. Quando um aponta para o outro as atitudes familiares, o conflito eclode, assim, busque ser imparcial e aja de forma equivalente em relação às duas famílias.

  • 2- Proponha acordos

  • é pelo convívio que os cônjuges vão se adaptando um ao outro e formando características familiares próprias. Assim, quanto mais tempo ficarem ligados às suas famílias de origem, mas tempo levam para amadurecer a própria relação. Mas, também, não se trata de romper laços, muito pelo contrário, a ideia é que os cônjuges tenham boa convivência com a família de ambos. Nesse sentido é que se faz importante que o casal desenvolva diálogos construtivos pelos quais possam se entender e estabelecer acordos. O ideal é que tenham atitudes semelhantes em relação à maneira de lidar com as intromissões.

  • 3- Tome a iniciativa

  • caso seu cônjuge tenha maior dificuldade de se posicionar diante da família dele, não exija o que ele não pode fazer. É importante ter essa compreensão, assim você evita brigas e fica mais confortável para tomar a iniciativa de colocar os limites. Defina quais atitudes familiares você considera prejudiciais para a harmonia de seu lar e o que deve ser feito para evitá-las. A partir disso, aja com paciência, clareza e discernimento, mas não permita que seu casamento seja afetado pelas contínuas intromissões.

  • 4- Use da assertividade

  • segundo afirmam no artigo intitulado "Assertividade" neste site: "A pessoa assertiva não é aquela que acerta o tempo todo, é aquela que sabe se firmar. É saber dizer sim quando quer dizer sim e, principalmente, dizer não, quando quer dizer não". A assertividade é importante para a construção de bons relacionamentos, pois representa a transparência e sinceridade, requisitos básicos para a convivência sadia. A postura assertiva inspira respeito, principalmente porque nada tem de antipática. A pessoa assertiva deixa claro o que deseja com respeito e consideração. Assim, pense muito bem antes de tomar uma atitude para não ter que voltar atrás.

  • Advertisement
  • 5- Lembre-se da afetividade

  • : é importante tomar todas as medidas necessárias para proteger o seu lar e manter a harmonia com seu cônjuge, mas isso só será possível se você acrescentar uma boa dose de afetividade ao lidar com as intromissões tanto da sua família como as da família de seu cônjuge. Essa frase do Dalai Lama elucida muito bem a questão: "Quando aprendemos a usar a inteligência e a bondade ou afeto em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos."

  • Construa laços de afeto e respeito com os familiares de origem, protegendo seu lar e edificando bons relacionamentos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 ações para blindar o casamento de intromissões familiares

É fundamental observar ações que promovam a proteção do lar contra as intromissões familiares, bem como que edifiquem laços de amor e respeito entre todos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr