Como lidar com um marido viciado em jogo de computador

Não permita que maus hábitos e vícios destruam a harmonia do lar. Veja algumas sugestões sobre como lidar com um marido viciado em jogos de computador.

Taís Bonilha da Silva

Um casal, mesmo os mais unidos, ainda são duas pessoas distintas. O que significa que cada um tem seus próprios interesses, opiniões e gostos. É sábio, em um relacionamento, entendermos isso e respeitarmos tais diferenças, ocorre que na maioria das vezes essa não é uma tarefa fácil.

Tendemos a julgar as opiniões e interesses do outro, baseados nos nossos padrões e isso é um erro que pode causar muitos conflitos entre o casal. Não é porque nos casamos que perdemos nossa identidade e cada um precisa ter um espaço no relacionamento para ser quem realmente é, demonstramos nosso amor ao cônjuge quando respeitamos sua identidade.

Contudo, existem certos hábitos, manias e comportamentos que podem acarretar prejuízos para outras pessoas e para o relacionamento. Nesses casos, a esposa deve ajudar o marido a perceber o que está acontecendo e enxergar a situação sob uma nova ótica.

Para isso será necessário muito amor e paciência. Por exemplo, se o marido está viciado em jogos de computador o que a esposa poderá fazer para lidar com essa situação?

As seguintes sugestões podem ajudar a lidar com um marido viciado em jogos de computador:

Advertisement
  1. A primeira atitude é verificar se existe realmente essa situação ou se não é você quem está sendo, por demais, implicante. Ocorre que algumas mulheres necessitam de atenção o tempo todo e o marido não pode ter outra distração. Faça uma auto-avaliação honesta e humilde para verificar se o problema não está com você. Pense que é bem melhor seu marido ter uma distração que o mantenha em casa com a família do que uma que o retire de casa por longos períodos. E tenha em mente que todo mundo precisa ter um momento de lazer, fazendo algo que lhe dá prazer. Busque você também algo que lhe agrade.

  2. Quando fica confirmado que realmente o marido está viciado em jogos de computador, e isso é percebível quando tal atividade toma quase que todo o tempo do marido, quando ele deixa de cumprir com algumas responsabilidades com a família, no trabalho ou com ele mesmo. O que se deve fazer é evitar as discussões e brigas porque esses comportamentos tendem a gerar sentimentos de raiva e revolta. A pessoa não perceberá que o que está fazendo é ruim e está afetando negativamente os outros, apenas sentirá raiva.

  3. Evitando-se as brigas, o próximo passo é o diálogo. O segredo é saber qual o momento certo para falar desse assunto. Deve ser um momento em que o casal esteja bem, de bom humor preferencialmente, envolvido um com o outro de alguma forma e sozinhos. Você pode criar esse momento saindo para jantar, por exemplo. Durante a conversa exponha seus sentimentos de forma delicada, sem atacar e ser agressiva, tente mostrar ao seu marido quais prejuízos a atitude dele tem causado e se ele estiver receptivo tracem algumas metas juntos.

Nem todo casal consegue se entender conversando. Às vezes a ajuda de um profissional é necessário, não permitam que maus hábitos envenenem seu relacionamento.

Com amor, paciência e compreensão toda dificuldade de um relacionamento pode ser sobrepujada.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.