Fazendo a vida valer a pena antes que seja tarde

Dizem que para uma pessoa sentir-se realizada e sua memória perpetuada, ela deve fazer três coisas na vida: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Aqui as 3 coisas reais que, se você fizer, você com certeza se realizará a cada dia.

1,641 views   |   shares
  • Quando meu pai completou 73 anos, fizemos uma festa surpresa para ele. Somos nove irmãos e com nossas famílias, esposas, maridos, filhos, genros e netos somamos quase 40 pessoas que se formaram a partir de meu pai.

  • Neste dia, meu pai disse que nunca, em seus 73 anos, havia tido uma festa de aniversário surpresa, e essa experiência me fez refletir sobre a vida versus o tempo.

  • Em média, uma pessoa vive, hoje me dia, cerca de 75 anos. Aí me perguntei o que se pode fazer em 75 anos?

  • São tantas as coisas que podemos e deveríamos fazer, mas muitos deixam o tempo simplesmente passar por suas vidas para quando estiverem perto de deixá-la se perguntar: o que eu fiz que valesse a pena?

  • Dizem que para uma pessoa sentir-se realizada e sua memória perpetuada, ela deve fazer três coisas na vida: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Lembrando que como a ordem dos fatores não altera o produto, não precisa ser necessariamente nessa ordem.

  • A ideia é boa, tem a ver com se perpetuar na história através de uma árvore que pode viver centenas de anos dando frutos ou produzindo sombra e oxigênio para o planeta e milhares de pessoas. Quanto a escrever um livro, também pode deixar um legado a milhares de pessoas, mas nesse caso é essencial ter um bom conteúdo e motivar mais e mais pessoas a compartilhar suas ideias ou experiências. Ter um filho, realmente, pode fazer com que uma única pessoa seja multiplicada através de sua história genética e nome.

  • Pensando sobre isso e levando-se em conta que uma pessoa vive em média 75 anos, não temos tempo a perder, há muito o que se fazer. Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar a vida com coisas que não fazem o menor sentido para contribuir com a perpetuação de nossa história e vida.

  • Ações para perpetuar sua história e aproveitar a vida:

  • 1. Valorize as pessoas e não as coisas

  • Não se pode achar que um vaso de cristal quebrado por acidente ou um piso sujo pelos pés de crianças que estão correndo e brincando seja mais importante do que vê-las gritar e sorrir de tanto contentamento. Observando as crianças, aprendemos muito. As crianças não querem ficar muito tempo na cama, querem brincar; as crianças não ligam se os amiguinhos no parque são negros, asiáticos, loiros, ricos ou pobres, elas simplesmente querem brincar; são capazes de comer ou beber no mesmo copo e colher que um estranho comeu sem se preocupar com germes e doenças; elas querem experimentar para aproveitar a vida. Criança, às vezes, não para de brincar nem para comer ou tomar banho, vivem a brincadeira como se fosse realidade e se contentam com o que a criatividade e o lúdico lhe proporcionam.

  • Advertisement
  • 2. Dedique-se naquilo que resolveu fazer

  • A vida passa rápido demais para ficar desistindo das coisas que começamos. Outro dia, ouvi alguém dizer que mais importante do que ter iniciativa é a pessoa ter “acabativa”, ou seja, se você dedicou seu tempo e esforços em alguma atividade, não desista até que conheça e experimente todas as possibilidades que ela pode lhe proporcionar, como a leitura de um livro; aprender uma nova habilidade; um curso que deu início para valorizar suas competências ou um relacionamento e amizade. Vasculhe, aprenda tudo o que puder com a experiência, para quando surgir uma nova oportunidade, possa levar os conhecimentos adquiridos para aprender coisas novas e viver novas experiências.

  • 3. Seja grato

  • Ainda analisando o comportamento infantil, podemos ver o quanto a criança consegue amar o pouco que tem. A criança não sabe a diferença de uma roupa de grife ou uma popular, ou até mesmo a doada por outra pessoa, não sabe a diferença entre viver em uma mansão ou em um casebre. Basta ter amor, carinho, e ela jamais irá querer sair de perto daqueles com quem cresceu. Imagine uma mulher rica, cheirosa, cheia de diamantes em um belo carro parar em frente a um casebre e dizer a uma criança que brinca descalça com seu carrinho sem rodas, se ela quer ter uma mãe como ela e não como a que tem atualmente. Qual resposta você acha que a criança dará? Claro que irá querer ficar com sua mãe e é bem provável que tenha medo da mulher rica, porque a criança valoriza o ser e não o ter. A gratidão é um dos mais belos sentimentos do ser humano, e a falta dela é a maior demonstração de desrespeito e injustiça que se pode demonstrar a alguém que nos oferece algo.

  • Ver o vídeo em que a pessoa passa da infância a velhice em apenas um minuto nos faz refletir sobre a importância de aproveitar cada momento da vida. Pode-se plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho, mas se pode também plantar amor, carinho, ideias e respeito nas pessoas que passarem por nós.

  • Ao invés de escrever um só livro, que tal ajudar centenas de pessoas a escrever centenas de histórias de vida, a escrever na memória da posteridade ações de honestidade e honra.

  • E ao ter um filho, além de seu DNA, que tal deixar bons exemplos de como aproveitar cada momento da vida com coisas relevantes e realmente importantes para perpetuar sua história. Verá que com o tempo você formou uma nação, e ela ainda se lembrará de seu nome.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Fazendo a vida valer a pena antes que seja tarde

Dizem que para uma pessoa sentir-se realizada e sua memória perpetuada, ela deve fazer três coisas na vida: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Aqui as 3 coisas reais que, se você fizer, você com certeza se realizará a cada dia.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr