Como ser mais empático com o próximo

O Salvador Jesus Cristo nos ensinou através de Seu grande exemplo o amor ao próximo. A empatia é a base deste amor. Veja algumas boas maneiras de mudar sua atitude e fazer a diferença na vida de alguém hoje mesmo.

Renata Finholdt

Se colocar no lugar do outro muitas vezes é uma tarefa bem difícil, no entanto necessária. Isso se chama empatia.

Quando somos julgados por outras pessoas, na verdade gostaríamos que elas fossem mais empáticas conosco, então por que não aplicar a mesma regra a todos que vivem ao nosso redor?

Somente fazendo esse exercício de empatia é que podemos avaliar as condições e o modo de agir das outras pessoas. Antes de criticar ou pensar algo ruim de alguém, tenha o hábito de se colocar no lugar do outro e ajudá-lo. Esse exercício com certeza trará um grande aprendizado.

1) Faça esse exercício diariamente. Tenha isso como uma meta. Pense em pessoas ao seu redor e tente se colocar no lugar delas para ir praticando. Imagine-se na situação em que elas se encontram e na forma que você mesmo agiria enfrentando algumas dificuldades naquela situação.

2) Para lembrar desta meta todos os dias você poderá colocar lembretes em locais de seu acesso. O lado interno de seu guarda roupas é uma boa sugestão.

3) Antes de criticar alguém, lembre-se de sua decisão de ser mais empático e faça o exercício mentalmente.

4) Você pode até mesmo agir desta forma quando, em um momento qualquer, ouvir de alguém uma crítica em relação a outras pessoas. Desta forma também estará sendo um bom exemplo de empatia ao próximo.

5) Ensine sua família a ter o mesmo hábito. Nas conversas em uma reunião familiar você poderá expor seus sentimentos em relação à isso e ensinar a todos da família. Quando a família trabalha unida para mudar uma forma de agir, a mudança acontece muito mais rapidamente.

6) Além de tentar mudar seus pensamentos, você também pode agir. Aliás essa é uma das partes mais importantes. Procure encontrar formas de ajudar outras pessoas que passam por dificuldades. Há tantas nesta situação. Pense em maneiras de colocar a empatia em prática ajudando com o que puder.

7) Separe roupas e agasalhos e doe para instituições que necessitam ou para alguém que você sabe que está precisando. Faça alguma coisa para ajudar idosos em casas de repouso ou crianças em orfanatos, você pode solicitar ajuda na sua comunidade, família ou igreja.

8) Ofereça-se para ajudar pessoas a seu redor que estejam acamadas ou doentes. Entre em contato com aquelas que precisam de algum tipo de consolo.

São tantas as formas de ajudar e colocar em prática aquilo que tão bem foi ensinado pelo Salvador: “Ame ao próximo como a ti mesmo”.

Faça a diferença na vida de alguém hoje mesmo e mude suas atitudes, a pessoa mais feliz com essa mudança será você mesmo!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.