Como transformar um casamento sem desejo

A ausência de vida sexual pode ser motivo de conflitos irreversíveis. Um assunto de tamanha importância deve ser tratado com muita atenção.

6,677 views   |   33 shares
  • O desgaste promovido pela convivência diária, o estresse pela falta de tempo para tantos afazeres, as dificuldades financeiras e tantas outras são fortes razões para a queda na libido dos casais. O sexo, que era prioridade no início da vida afetiva, acaba perdendo espaço para a correria do cotidiano.

  • "Se você está num casamento onde tudo é gostoso, mas falta o sexo, está em suas mãos decidir o que fazer. Às vezes é apenas uma questão de olhar mais para isso, voltar a cuidar dessa parte que foi esquecida e se esforçar para reacendê-la" afirma a psicóloga Marina Vasconcelos no artigo "Falta de sexo não quer dizer que o casamento deve acabar".

  • Frequência sexual

  • Passada a paixão inicial, é comum que a frequência sexual diminua. Nesse caso, o importante é saber se dessa forma está bom para os dois. Não se pode generalizar porque cada relação é construída de forma diferenciada por pessoas únicas. Por isso não há como definir o que seja certo ou errado na maneira como funcionam juntos. O que diz respeito ao casal só deve fazer sentido entre eles. O fato é que quando a relação sexual acaba por completo o casal precisa procurar entender o que está acontecendo. Para o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano, cada pessoa tem um ritmo sexual próprio: "É preciso saber qual a importância do sexo na vida dela".

  • Outros aspectos

  • Num relacionamento tão íntimo como o dos casais, o sexo tem grande importância, mas não é tudo. Existem aspectos fundamentais para uma relação saudável, tais como companheirismo, parceria, confiança e apoio mútuo, entre outras coisas. Muitos cônjuges, mesmo insatisfeitos sexualmente, mantêm a relação por considerar que em outros aspectos a união é satisfatória. No entanto, é importante que o cônjuge insatisfeito não se acomode nessa situação. Na verdade, é preciso que se leve em conta que cada história construída envolve aspectos diferentes.

  • Necessidades diferentes

  • O grande problema é que comumente as pessoas têm necessidades sexuais diferentes e assim, se para um está bom, para o outro pode não estar. Então a incompatibilidade provoca conflitos no relacionamento e, quase sempre, essa insatisfação é transportada de forma inconsciente para outras áreas da vida do casal e o confronto se avoluma. É importante que o parceiro que tem menos necessidade de sexo entenda o que o leva a isso e busque uma solução. Se for apenas rotina ou acomodação a solução é mais fácil, basta que se disponha a trabalhar a sua libido, cultuando o erotismo esquecido. Não sendo apenas isso, é interessante buscar ajuda médica, pois o problema pode ser físico. Também pode ser uma dificuldade emocional, questões passadas que precisam ser resolvidas e, nesse caso, o apoio de um psicólogo é muito interessante.

  • Advertisement
  • Diálogo

  • Casais que desejam superar a crise provocada pela falta de desejo e refazer a vida sexual enfrentam um grande desafio e é preciso conversar aberta e sinceramente a respeito. Sexo é um tema relevante para o casal, pois é através do diálogo que os cônjuges fazem acordos e promovem entendimento de forma que os dois se sintam satisfeitos na relação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como transformar um casamento sem desejo

A ausência de vida sexual pode ser motivo de conflitos irreversíveis. Um assunto de tamanha importância deve ser tratado com muita atenção.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr