5 coisas a saber sobre a manutenção de um aquário

A aquariofilia é um excelente e relaxante hobby, além de ser uma boa oportunidade para aproximar a família, distrair e ensinar responsabilidade e comprometimento ? s crianças e jovens.

Beth Proenca Bonilha

É muito bom chegar a um local e ver belos aquários com peixes ornamentais de vários tamanhos e cores, enfeites, algas e bolhas. Observar peixes em um aquário sempre traz tranquilidade. E pesquisas comprovam que é bom ter aquário em casa, no ambiente de trabalho, escolas, principalmente quando se tem criança e pessoas agitadas, pois acalma e distrai a mente.

Além do que, cuidar de um aquário é uma ótima terapia.

Qualquer pessoa pode ter um aquário, seja ele grande, pequeno, de água doce ou salgada. A diferença, além do tipo de água, está nas espécies de peixes que devem ser adequados para o tipo de aquário que escolher montar.

Muitas lojas especializadas podem auxiliar na montagem de seu aquário, também se encontram comunidades e empresas que postam orientações na internet, revistas e livros sobre a montagem e os cuidados necessários. Neste artigo, vamos falar de ações básicas para manutenção de seu aquário de água doce, caso tenha ganhado de presente ou comprado um por impulso, ou ainda se pretende adquirir.

Aquário de água doce

O vidro

pode ser de qualquer tamanho e formato desde que comporte o tipo de peixe que escolheu para viver nele.

Advertisement

A água

normalmente é da torneira, porém deve ser controlado o PH para medir se a água está ácida ou alcalina. Dependendo da espécie, deve ser mais ou menos ácida ou alcalina, para isso você deve adquirir junto ao aquário o kit de controle de PH e controle do cloro.

Equipamentos básicos

o filtro biológico é uma base de plástico perfurada como uma tela, o qual é colocado no fundo para que a sujeira decante e não fique na superfície da água. Sobre ele deve ser colocada uma camada de pedras para que o filtro biológico seja mais eficaz, além de dar uma aparência mais natural ao seu aquário e poder fixar plantas artificiais e outros enfeites.

Bomba de circulação submersa ou compressor de ar

Esse equipamento é que vai oxigenar a água do aquário para que os peixes sobrevivam.

Termostato

serve para manter a temperatura da água a um grau contínuo, pois muitas doenças advêm de alterações bruscas de temperatura.

Luminária

para iluminar seu aquário e deixá-lo mais bonito e com melhor visibilidade.

Advertisement

Sifão de sucção

para limpeza, consiste em uma mangueira com um sifão mais largo na base para fazer a limpeza do filtro biológico.

5 passos para a manutenção

1. O controle do PH deve ser semanal, pois sua alteração é diária e se concentra com o passar do tempo.

2. Evite quantidades excessivas de alimento. Siga as orientações de seu fornecedor, pois muito alimento fará com que a água fique contamina causando doenças, além de exigir a limpeza do aquário com mais frequência.

3. Faça substituição de 10% a 15% da água semanalmente ou a cada dez dias e a limpeza dos vidros do lado de dentro. Você poderá aumentar o prazo dessa limpeza caso mantenha no aquário um peixe faxineiro, conhecido também por “Cascudo” ou “Limpa fundo”, ele se alimenta exclusivamente dos fungos e detritos que se formam no vidro e se acumulam nas pedras e acessórios do aquário.

4. Se seu aquário utilizar somente o filtro biológico, a limpeza do fundo deve ser semanal, dependendo do número de peixes. Para isso, retire todos os enfeites e acessórios. Utilizando o sifão, faça a sucção para que a água comece a sair pela mangueira e seja depositada em baldes ou diretamente em um ralo, caso a extensão dela permita. Assim que a água começar a fluir pela mangueira, pressione o sifão sobre o fundo, ou seja, sobre o filtro biológico por todo o aquário. Você verá que a sujeira acumulada no fundo sairá. Use de movimentos rápidos para conseguir limpar todo o fundo sem que a água abaixe demais, você pode retirar até duas partes de quatro que o aquário comportar.

Acomode novamente os acessórios e encha o aquário novamente com água da torneira, porém, essa já deve ter sido deixada descansando em outro recipiente por pelo menos 24 horas; deve ter sido feito também o controle do PH e cloro. Caso tenha além do filtro biológico outro tipo, como o de ação mecânica (equipamento com três repartições que age a partir da ação de carvão ativado, lã acrílica e cerâmica), a limpeza poderá ser feita mensalmente.

5. Observe sempre a coloração das escamas e olhos de seus peixes. Se observar qualquer alteração, procure orientação em lojas especializadas em aquários para saber qual procedimento deverá tomar. Os problemas mais comuns são

ictio, olhos inchados, buraco na cabeça, fungo na boca e nadadeira ruída. Se perceber que um peixe está com escamação exagerada, pontos brancos no corpo, pequenos furos na região da cabeça ou as nadadeiras como se tivessem se desfazendo, deve imediatamente transferi-los para um aquário hospital, ou seja, outro espaço que comporte água suficiente e equipamentos básicos como filtro biológico e bomba de circulação de ar. É nesse aquário que deverá ser feito o tratamento, evitando, assim, a contaminação dos outros peixes.

A aquariofilia é um excelente e relaxante hobby,considerada como a arte de criar peixes e ambientes aquáticos dentro de aquários. Pode ser uma boa oportunidade para aproximar a família, distrair e ensinar responsabilidade e comprometimento às crianças e jovens. Além de promover paz, distração e encantamento a todos.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu