Trazendo o espírito de Natal para seu lar

Algumas sugestões interessantes para fazer do Natal uma festa espiritualizada, vivenciando a comemoração no lar.

2,435 views   |   3 shares
  • Todos nós cristãos, de diferentes denominações, nos preparamos para a comemoração da vinda do Cristo e entendemos o Natal como uma data de grande importância em nossos calendários. Entretanto, não basta a festividade, é imprescindível analisar a importância espiritual da data e despertar para os ensinamentos de Jesus. Quando nos permitimos assimilar a mensagem do Mestre, edificamos valores sólidos.

  • Esse é o verdadeiro espírito de Natal que precisamos trazer para os nossos lares, esclarecendo e transferindo aos nossos familiares o verdadeiro sentido da data: o nascimento de Jesus em nossos corações. Para facilitar esse caminho, propomos aos leitores que observem as seguintes sugestões:

  • 1- Adorne a sua casa

  • Os enfeites de Natal têm uma representação maior quando fazemos deles uma forma de anunciar a alegria de receber o menino Jesus. É ainda uma forma de unir a família em torno da decoração, das montagens e arranjos. Por isso, é interessante que os pais apoiem e incentivem os filhos nessa função.

  • 2- Viva as tradições

  • Lembre-se de sua infância e das tradições familiares que o maravilharam e recupere-as junto a sua família. Se você não teve oportunidade de vivenciá-las na infância esse pode ser o momento ideal. É interessante que marido e esposa conversem e adaptem essas tradições ao gosto e possibilidades do casal.

  • 3- Espiritualize os festejos

  • Nenhum adorno ou tradição natalina terá efeito oportuno se não retratar o essencial: a espiritualização da festa; a real comemoração. É importante transmitir isso para os filhos desde a tenra idade para que eles entendam o que realmente importa no Natal. Uma das melhores maneiras de introduzir as crianças ao sentido de Natal é através dos contos natalinos. Dessa forma é possível não só falar da vida de Jesus, como da importância de Seus ensinamentos na edificação de valores essenciais ao homem de bem.

  • 4- Estude as escrituras

  • Infelizmente muitos cristãos não buscam conhecer os ensinamentos de Cristo mais profundamente, preferindo repetir o que ouviram de outras pessoas. Para passar os ensinamentos do Mestre é relevante estudá-los e ter entendimento próprio, lembremos, pois, suas palavras em sermão profético ao se referir ao tempo de vigilância: "[...] Portanto, vigiai, pois não sabeis quando vem o senhor da casa [...]; ao vir repentinamente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai! (Marcos 13:35-37). Para conhecer o Cristo é preciso ter contato pessoal com Seus ensinamentos

  • Advertisement
  • 5- Dê o exemplo

  • Nada do que ensinamos tem real valor quando não vivenciamos nossas palavras no dia a dia. Você quer ensinar seus filhos a viver como cristãos? Seja cristão! Não basta conhecer Jesus; é preciso senti-lo e isso significa encontrar sentido em viver conforme os Seus ensinamentos. Sentir Jesus é reconhecer Seus ensinamentos na prática e, a exemplo de Paulo de Tarso, o grande apóstolo, poder exclamar: "Eu vivo, mas, já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim".

  • Trazer o espírito de Natal para o nosso lar representa abrir nossos corações para o nascimento espiritual em Cristo. Esse é o verdadeiro Natal na acepção real da palavra: momento sublime de amar Jesus e vivenciá-lo na própria vida!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Trazendo o espírito de Natal para seu lar

Algumas sugestões interessantes para fazer do Natal uma festa espiritualizada, vivenciando a comemoração no lar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr