Trazendo o espírito de Natal para seu lar

Algumas sugestões interessantes para fazer do Natal uma festa espiritualizada, vivenciando a comemoração no lar.

2,494 views   |   3 shares
  • Todos nós cristãos, de diferentes denominações, nos preparamos para a comemoração da vinda do Cristo e entendemos o Natal como uma data de grande importância em nossos calendários. Entretanto, não basta a festividade, é imprescindível analisar a importância espiritual da data e despertar para os ensinamentos de Jesus. Quando nos permitimos assimilar a mensagem do Mestre, edificamos valores sólidos.

  • Esse é o verdadeiro espírito de Natal que precisamos trazer para os nossos lares, esclarecendo e transferindo aos nossos familiares o verdadeiro sentido da data: o nascimento de Jesus em nossos corações. Para facilitar esse caminho, propomos aos leitores que observem as seguintes sugestões:

  • 1- Adorne a sua casa

  • Os enfeites de Natal têm uma representação maior quando fazemos deles uma forma de anunciar a alegria de receber o menino Jesus. É ainda uma forma de unir a família em torno da decoração, das montagens e arranjos. Por isso, é interessante que os pais apoiem e incentivem os filhos nessa função.

  • 2- Viva as tradições

  • Lembre-se de sua infância e das tradições familiares que o maravilharam e recupere-as junto a sua família. Se você não teve oportunidade de vivenciá-las na infância esse pode ser o momento ideal. É interessante que marido e esposa conversem e adaptem essas tradições ao gosto e possibilidades do casal.

  • 3- Espiritualize os festejos

  • Nenhum adorno ou tradição natalina terá efeito oportuno se não retratar o essencial: a espiritualização da festa; a real comemoração. É importante transmitir isso para os filhos desde a tenra idade para que eles entendam o que realmente importa no Natal. Uma das melhores maneiras de introduzir as crianças ao sentido de Natal é através dos contos natalinos. Dessa forma é possível não só falar da vida de Jesus, como da importância de Seus ensinamentos na edificação de valores essenciais ao homem de bem.

  • 4- Estude as escrituras

  • Infelizmente muitos cristãos não buscam conhecer os ensinamentos de Cristo mais profundamente, preferindo repetir o que ouviram de outras pessoas. Para passar os ensinamentos do Mestre é relevante estudá-los e ter entendimento próprio, lembremos, pois, suas palavras em sermão profético ao se referir ao tempo de vigilância: "[...] Portanto, vigiai, pois não sabeis quando vem o senhor da casa [...]; ao vir repentinamente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai! (Marcos 13:35-37). Para conhecer o Cristo é preciso ter contato pessoal com Seus ensinamentos

  • Advertisement
  • 5- Dê o exemplo

  • Nada do que ensinamos tem real valor quando não vivenciamos nossas palavras no dia a dia. Você quer ensinar seus filhos a viver como cristãos? Seja cristão! Não basta conhecer Jesus; é preciso senti-lo e isso significa encontrar sentido em viver conforme os Seus ensinamentos. Sentir Jesus é reconhecer Seus ensinamentos na prática e, a exemplo de Paulo de Tarso, o grande apóstolo, poder exclamar: "Eu vivo, mas, já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim".

  • Trazer o espírito de Natal para o nosso lar representa abrir nossos corações para o nascimento espiritual em Cristo. Esse é o verdadeiro Natal na acepção real da palavra: momento sublime de amar Jesus e vivenciá-lo na própria vida!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Trazendo o espírito de Natal para seu lar

Algumas sugestões interessantes para fazer do Natal uma festa espiritualizada, vivenciando a comemoração no lar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr