Como ajudar seu adolescente a encontrar um trabalho que o preparará para o futuro

O jovem precisa de orientação para saber onde buscar as oportunidades e de incentivo para aproveitar o momento e se dedicar para se destacar em seus estudos e trabalho.

808 views   |   shares
  • Preparar-se, essa é sem dúvida a palavra de ordem para quem quer ter sucesso, para quem quer ter um espaço melhor no mercado, que, aliás, está a cada dia mais competitivo e seletivo.

  • As ofertas são inúmeras, os candidatos mais ainda, e a exigência também cresce e se intensifica nos requisitos esperados.

  • A preparação do profissional do futuro começa na educação secular e na educação familiar, pois quanto mais interesse a família demonstra em apoiar o filho para se interessar pelo estudo, mais ele irá se empenhar e se destacar. Sabemos que existem diferenças explicitas entre a educação pública e a particular, os métodos, a preparação e incentivo aos professores são distintos nos dois seguimentos, fazendo com que a criança sinta a influência do meio em que está estudando e a reflita profundamente em seu desempenho.

  • Porém, existem também muitas ofertas complementares que estão ao alcance de todos, ou melhor, de todos os que demonstram desejo e se empenham para aproveitá-las.

  • Muitas empresas, instituições e mesmo o Governo desenvolvem programas para oportunizar aos alunos menos favorecidos economicamente estudar e se preparar para o mercado de trabalho.

  • Destacamos abaixo alguns desses programas:

  • SENAI

  • programa com parceria entre indústria e Governo que oferece cursos preparatórios na área industrial como a oferta de emprego no programa Jovem Aprendiz, no qual o aluno pode, além do conhecimento teórico que o SENAI oferece, praticar como aprendiz em empresas que se dispõem a contratá-lo, inclusive pagando salário compatível com a jornada de trabalho e estudo.

  • MEU PRIMEIRO TRABALHO

  • iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Relação do Emprego e do Trabalho, que em parcerias com empresas e instituições não governamentais, objetiva oferecer a primeira oportunidade de emprego ao jovem a partir de dezesseis anos de idade. O programa Meu Primeiro Emprego é focado nas famílias com baixa renda e que não têm condições de dar ao filho mais oportunidade de preparação para o futuro.

  • O jovem precisa de orientação para saber onde buscar as oportunidades e de incentivo para aproveitar o momento e se dedicar para se destacar em seus estudos e trabalho. Essas são duas funções que cabem à família e ao poder público. A família por ser a que lhe dará sustentação e formação de caráter, o Governo por oportunizar meios para que seus direitos de cidadão sejam preservados. Se esses dois órgãos, que influenciam efetivamente na vida do jovem, fizerem a sua parte, no futuro, ele será um profissional preparado e com alto grau de empregabilidade no mercado, atuando não só com qualidade, mas com equidade entre as classes sociais.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como ajudar seu adolescente a encontrar um trabalho que o preparará para o futuro

O jovem precisa de orientação para saber onde buscar as oportunidades e de incentivo para aproveitar o momento e se dedicar para se destacar em seus estudos e trabalho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr