Como sepultar minha antiga vida e estar aberta para uma vida nova

Você está passando por um divórcio? Ou foi abandonada? Faz tempo que separou-se, mas ainda sente o mesmo vazio? Veja aqui como sepultar sua antiga vida e estar aberta para uma vida nova e mais completa.

Fernanda Ferraz

Pode parecer difícil de entender esse tema, mas sepultar não significa esquecer por completo, ninguém esquece completamente algo que um dia existiu, seja um acontecimento, experiência boa ou ruim. Sepultar quer dizer enterrar (ainda que algo tenha existido). Para seguir em frente você precisará deixar para trás o que passou e estar pronta e aberta para uma nova vida.

É comum lembranças do passado voltarem à tona, principalmente quando houve um relacionamento familiar, construído sob os alicerces do amor e filhos. Mas se um divórcio aconteceu e não há jeito de reconstruir esse relacionamento, o essencial é manter o _FOCO EM SER FELIZ_.

Não viva de migalhas

Ninguém precisa de migalhas. Constantemente o ser humano está em busca da felicidade verdadeira e talvez quando acha que a encontrou, as coisas simplesmente começam a desmoronar… Se seu relacionamento não resistiu às fortes tormentas e seu ex desistiu e preferiu seguir sozinho, você não precisa sofrer todo o tempo. Não precisa implorar. Não precisa correr atrás da outra pessoa como se dependesse dela para ser feliz. Não precisa ser humilhada para ter esse alguém ao seu lado.

Se ele não soube lhe amar é porque não merece seu amor. As migalhas são dadas por serem restos que não nos servem mais. Migalha não é amor, se por acaso seu ex tende a lhe oferecer migalhas, isso é sinal de que não é amor.

Compreendendo: amizade ou posse

Algumas pessoas, mesmo após o divórcio, gostam de manter o ex por perto, como posse. Não quer dedicar-se somente a pessoa, mas também não a deixa seguir em frente. Neste caso você precisa saber quando é amizade ou posse. Se a separação ocorreu e vocês se dão bem, ÓTIMO! O que não pode é manter o outro como se fosse seu e viver como se não fosse do outro. Se a relação acabou, siga sua vida, mantenha a amizade, mas rejeite a posse. Novamente repito: não aceite migalhas.

Advertisement

Valorize-se

Valorize a pessoa que você é, as qualidades que você tem e todas as coisas boas e virtuosas que possui. Não deixe que os outros lhe desmereçam, nem lhe manipulem a ser como querem. Ninguém é menos valorizada se um casamento não deu certo. Você deve ter feito sua parte até onde podia, lutou com todas as forças, mas casamento é a união de duas pessoas com mesmo propósito, se apenas um está lá, então há um vazio, pois está incompleto.

Tire um tempo para fazer as coisas das quais gosta. Creio que seria um ótimo momento para cortar os cabelos, fazer um tratamento de pele e, quem sabe, preencher seu tempo reciclando-se e desenvolvendo novas atividades. Valorize sua autoestima.

Não se acomode

O mundo não parou, nem acabou. A vida continua, cheia de cor e beleza. Olhe as flores: cada uma delas tem suas estações e épocas para florescer. Com o tempo elas sentem suas folhas mais secas, outras vezes começam a brotar novas sementes e uma nova flor nasce… Assim somos nós, passamos por longas transformações. Uma flor provavelmente nunca está preparada para climas intensos, mas ocasionalmente pode ser que se forme uma tempestade, nevasca, ou o calor aumente mais que o esperado e ainda assim a flor deve manter-se firme em sua raiz e solo para não desfalecer e morrer.

Não se acomode, não fique largada no sofá como se mais nada tivesse sentido, jamais pense em meios de tirar o dom da vida que possui, não deixe a depressão tomar conta de você, não se menospreze ou fique “catando” motivos pelos quais tudo chegou aonde chegou. Não se culpe, adapte-se às mudanças que a vida lhe impôs; não se torne uma flor amarga por causa das “inesperadas mudanças climáticas”; seja forte e renove suas folhas e flores, de modo que as experiências dolorosas a torne uma pessoa mais madura, mais responsável, mais sensível, e ainda _MAIS FORTE_.

Acredite

Você não precisa achar que jamais vai amar novamente, pensar que não existe alguém especial para lhe preencher ou que irá passar por tudo de novo. Certamente, no momento certo, um novo dia despertará e um lindo sol estará brilhante em sua janela, convidando-a a passear.

Advertisement

Preste atenção

Esteja atenta ao brilho da vida. Permita-se ter o coração aberto na hora certa para amar e conhecer uma nova pessoa e, quem sabe, se for a pessoa certa, firmar um relacionamento sério com direito a sonhos e castelos de felicidades. Pessoas boas, corretas, amáveis e fiéis existem, mas se você deseja alguém assim, precisa manter suas virtudes e valores; não as dispense por atrações passageiras. Lembre-se que só lhe darão valor se você valorizar-se e mostrar que é alguém especial demais para ser vista como apenas um “divertimento”, “passatempo” ou “aventura passageira”. Mostre que você é _para sempre_ e não o contrário.

Observe as qualidades das outras pessoas. Às vezes é melhor começar como bons amigos do que cair de cabeça numa relação. Como amigos você pode conhecer a pessoa melhor, sem se envolver tanto, deixando as coisas acontecerem de forma natural: amizade, carinho, respeito, amor.

Não se apegue ao passado

Por fim, não se apegue ao passado. Sepulte-o. Sorria para as pessoas, para a vida, para seus filhos, para você mesma. Ninguém precisa ser infeliz, desligue-se de tudo que te faz triste ou infeliz. Recomece, mude as coisas que lhe incomodam ou trazem lembranças ruins. Mude tudo se for preciso e diga a si mesmo todos os dias: Eu nasci e mereço ser feliz!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.