Como pôr um fim à ganância

Quando você compartilha e retribui, você passa uma mensagem positiva a seus filhos. Eles aprenderão o que significa ser grato e saberão apreciar as coisas que tem.

2,565 views   |   shares
  • Ganância é um traço do ser humano que não é atraente. A ganância acaba com relacionamentos e reputações. Não tem a ver só com dinheiro, mas também com status e poder. Eu a vi diante de meus olhos durante toda minha infância e vida adulta. Aparentemente, quanto mais as pessoas têm, mais elas querem, e menos elas querem doar. Infelizmente, quando um pai se comporta de maneira gananciosa diante dos filhos, há uma grande chance de seus filhos se comportarem da mesma maneira no futuro. As crianças podem acabar tendo a impressão de que a ganância é algo aceitável.

  • Tenho um membro em minha família que vai deliberadamente contra as vontades de sua esposa e gasta muito dinheiro. Ele pensa que se quiser algo, ele vai ter aquilo - mesmo que isso signifique deixar de pagar uma conta. Infelizmente, ele ensinou suas filhas adolescentes a serem assim, gananciosas. Ele compra tudo e quaisquer coisas que elas queiram. Elas desperdiçam comida, dinheiro, e pedem por roupas que acabam não usando.

  • Lembro-me de ter ajudado uma das filhas adolescentes desse meu familiar a limpar seu guarda-roupa durante o verão. Havia toneladas de roupas que ainda estavam com as etiquetas de preço, que não serviam mais nela por ela ter crescido demais para usá-las, ou que simplesmente ela não gostava mais. Ela estava pronta para jogar essas roupas no lixo. Eu estava surpresa. Quando criança, fui ensinada a doar roupas para caridade. Não faz sentido jogar fora roupas que ainda estão em bom estado enquanto há pessoas sem condições que podem fazer bom uso delas. Não fui capaz de convencê-la a doar as roupas que ela não queria mais. Ela estava tão afetada pela ganância que se não podia ter mais alguma coisa, ou mesmo se não gostasse mais de algo, ninguém mais poderia ter aquilo.

  • Aqui estão três sugestões para vencer a ganância:

  • Ensine seus filhos a não gastarem mais do que podem

  • Essa é uma excelente oportunidade de ensinar seus filhos dando uma mesada. Um ganho mensal irá ajudá-los a entender o valor do dinheiro e como ele deve ser usado; contas primeiro, economias e depois os outros gastos.

  • Valorize as coisas que você tem

  • Como pais, se vocês forem gratos pelas coisas que têm, seus filhos tomarão sua atitude positiva. Eles também serão gratos pelas coisas que tiverem em suas vidas e terão menos chances de serem afetados por exemplos de ganância.

  • Doe dinheiro, roupas usadas ou tempo

  • Sempre que planejar fazer uma limpeza em seu guarda-roupa, convide seus filhos para fazerem o mesmo. Mostre a eles que limpar não significa necessariamente jogar tudo fora. Eles podem encontrar coisas boas que outras pessoas podem estar precisando.

  • Advertisement
  • Quando você tiver algum dinheiro extra, considere a possibilidade de fazer uma doação para uma instituição de caridade de sua escolha ou pergunte a seus filhos se há alguma instituição que eles queiram doar.

  • Quando tiver um tempo durante o fim de semana, convide seus filhos para participarem de um evento comunitário, ou para levar alimentos para as pessoas necessitadas. Mostre a eles que doar coisas ao próximo pode ser muito mais gratificante do que querer algo que você pode nem precisar mais ao final do dia.

  • Quando você compartilha e retribui, você passa uma mensagem positiva a seus filhos. Eles aprenderão o que significa ser grato e saberão apreciar as coisas que têm. Ao mesmo tempo, aprenderão o quão importante é doar aos menos afortunados.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original How to put a stop to greediness, de Mayra Bitsko.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons. 

Como pôr um fim à ganância

Quando você compartilha e retribui, você passa uma mensagem positiva a seus filhos. Eles aprenderão o que significa ser grato e saberão apreciar as coisas que tem.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr