4 motivos pelos quais modéstia é uma boa medida

Respeitar nossos corpos se vestindo, falando e agindo modestamente demonstra que consideramos nossos corpos sagrados.

Wendy Jessen

Os estilos de roupas têm passado por grandes mudanças pelo mundo todo ao longo dos séculos. No entanto, algo que não deve mudar é o respeito que precisamos ter para com nossos corpos. Apesar das tendências populares, devemos tentar mantermo-nos modestos em nosso vestuário, aparência e ações.

Nossos corpos são sagrados

Uma vez que fomos criados por Deus, precisamos entender que nosso corpo é sagrado, e devemos nos vestir e cuidar de nossos corpos em conformidade. Nossos corpos abrigam nossos espíritos. A maneira como tratamos a nós mesmos tem um efeito sobre o interior – nossos pensamentos e ações. O que se faz do lado de fora tem um efeito sobre o que acontece no interior, e vice-versa.

Seu corpo é um templo

Pense em vários templos de diferentes religiões ao redor do mundo. O que os torna especiais? Como agimos quando visitamos esses lugares de adoração? Como você se sentiria ao ver um desses lugares profanados? Assim como esses edifícios sagrados, o seu corpo é um templo. Na Bíblia, 1 Coríntios 6:19-20 diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

A modéstia é mais do que apenas o que você veste

Modéstia inclui o modo como você se veste, como age e o que você diz. É importante mostrar respeito por si mesmo e aos outros, escolhendo roupas apropriadas para seu tipo de corpo. Por exemplo, o mesmo traje pode ser considerado modesto em uma pessoa, enquanto para outra pode ser inadequado. As ações falam mais alto que as palavras, portanto controlar nosso comportamento para que possamos agir respeitosamente também é importante. Usar uma linguagem vulgar, falar grosseiramente ou até mesmo fofocar pode ser considerado linguagem indecente. Esses princípios têm um efeito sobre o que você se torna – seja para melhor ou pior.

Aparência também é importante para mostrar respeito a nossos corpos sagrados

Estar bem cuidado, ter uma boa higiene e manter um estilo de vida saudável são partes disso. Evitar os extremos em estilos também é um fator chave. Muitas pessoas optam por ter tatuagens e piercings em excesso ou se entregaram em outras formas de mutilações físicas. Isso não expressa reverência por nossos corpos, nem mostra a Deus que apreciamos o que ele nos deu. Tais expressões são muitas vezes uma manifestação física do que está acontecendo dentro de nós. Voltando para a analogia com os templos – imagine aqueles templos sagrados com pichações por toda parte ou buracos nas paredes? Será que eles ainda seriam um lugar que você consideraria sagrado e santo?

Advertisement

Nossas ações, vestuário e aparência devem refletir a santidade de nossos corpos. Fomos criados por Deus. Ao mostrar respeito por nossos corpos e aos corpos dos outros, podemos mostrar a Deus que o respeitamos e somos gratos pelo presente que Ele nos deu. Não permita que as pressões da sociedade a respeito das tendências mudem quem você é por dentro.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 4 reasons modesty is a good fit, de Wendy Jessen.

Toma un momento para compartir ...

Wendy Jessen

Em seu "tempo livre", ela gosta de ler (ou ouvir livros de áudio uma vez que ela não tenha tempo para ler), escrever, bloggar, exercitar-se, ensinar a língua de sinais, interpretar para surdos, e passar tempo com seu belo hubbie, Rick. É autora de vários e-books, inclusive, "Positive Parenting: Desenvolvimento de Disciplina sem gritar, irritante, Spanking ou Time-Outs" (www.firstratefamily.com), "Língua de sinais para Bebés e além", (www.signing4babies.com), "Tradições e Rituais felizes de família" e "Celebrando a maternidade", (www.celebratingmother.com) Você pode se inscrever on-line para o boletim gratuito "Positive Parenting" em www.firstratefamily.com