Chorar para rir com alegria

Chorar é liberar nossas emoções e fazer com que nossas emoções nos libertem.

Yordanka Pérez Giraldo

Biologicamente falando, as lágrimas são um líquido produzido pelo corpo para limpar e lubrificar os olhos, no entanto, todos sabemos que as lágrimas vão além desta simples definição, e sabemos disso por experiência própria.

E sabemos disso porque diante de situações delicadas onde a raiva, o medo, a alegria, a tristeza, a frustração e a dor tomam conta, as lágrimas se fazem presentes como uma forma de lidar com as circunstâncias, permitindo expressar o que estamos vivendo em nosso interior.

O choroé uma questão sensível na sociedade, entre outras coisas porque chegamos ao ponto de discriminá-lo: no caso das mulheres é visto como um traço de sensibilidade e nos homens, como um sinal de fraqueza.

Desde cedo condicionamos as crianças a conter suas lágrimas, e quando meninas ou meninos começam a chorar fazemos tudo o que está ao nosso alcance para fazê-los parar, como se chorar fosse algo ruim ou lhes causasse um dano irreparável. Quando a verdade é que logo após chorar vem uma sensação de alívio, de conforto, com isso dito podemos adicionar mais uma função às lágrimas, a de nos permitir reparar nossos sentimentos.

É hora de nos reconciliar com o choro

chorar nos permite entrar em contato com nossas emoções, e embora possa ser induzido de maneira consciente e ser utilizado para manipular, isto não significa que as lágrimas justas devam pagar pelas pecadoras. E ao falar de lágrimas até entre elas existem diferenças, segundo estudos, existem três tipos: basal, que é a que lubrifica os olhos; reflexos, que acontecem quando um corpo estranho é introduzido – estas contêm substâncias que atuam como bactericidas; e emocional, que contém mais hormônios. Todas são o mesmo sem ser iguais, e todas fazem bem ao corpo e à alma.

Advertisement

O choro emocional é o que eu procuro incentivar neste artigo, e de acordo com alguns, serve até mesmo para nos curar, pois ajuda a esvaziar sentimentos negativos, a eliminar toxinas, produz um efeito tranquilizador, e permite que as pessoas se conectem de uma forma mais honesta; servem para gerar empatia, liberar estresse, proteger nossos olhos e até para nos comunicarmos, como no caso dos bebês.

Seja uma reação física ou emocional, é hora de reconhecer os benefícios do choro em nosso corpo e deixar de conter nossas emoções, pois isso só serve para obstruir nossa capacidade de reconhecer o que as diversas experiências da vida nos causam.

Talvez seja um pouco tarde para as gerações passadas, mas não para as futuras, devemos permitir que nossos filhos tenham a possibilidade de expressar seus sentimentos através de lágrimas, temos que entender e fazê-los entender que chorar não é ser fraco, mas é a forma que temos de deixar sair o que nos aflige internamente, é uma forma de educar os homens e mulheres para que sejam autênticos e conheçam a si mesmos.

Podemos chorar de alegria e rir com amargura, reconhecer que tudo se origina em uma mesma fonte, nós. É o primeiro passo para aceitar que tudo o que vem de nosso interior só nos faz seres humanos, nem mais nem menos.

Não fujamos do choro, choremos com sentimento até nos liberar do que nos aflige e possamos no final rir com alegria, façamos nossas as palavras da poetisa uruguaia Sara de Ibáñez, e digamos: “Vou chorar sem pressa, vou chorar até esquecer o choro e conseguir um sorriso”.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Llorar para reír con alegría, de Yordanka Pérez.

Toma un momento para compartir ...

Yordanka Pérez Giraldo

Yordanka Pérez Giraldo, Cubana de nacimiento, mexicana por opção.