Como fazer metas de curto e longo prazo com a família

Metas são projetos de vida. Podem ser metas pessoais ou podem ser familiares. Essas metas podem ser de curto ou longo prazo. Uma família que traça meta justas alcança sucesso financeiro e felicidade no lar.

Francione Sousa

Quando eu fui uma missionária no interior do estado de São Paulo e do Paraná aprendi muito sobre a importância das metas na vida familiar e em nossa vida pessoal. Todos os dias antes de sair de casa tínhamos o estudo pessoal e o estudo com a companheira missionaria. O propósito desse estudo era ajudar as famílias que iríamos visitar naquele dia, esse estudo era voltado para as necessidades destas pessoas.

As famílias que visitávamos tinham muitos problemas e grande parte de seus problemas eram resultado de mau planejamento, ações compulsivas ou nenhum planejamento. Por causa disso frequentemente me perguntava, por que aquelas famílias não planejavam e não faziam metas? Após isso, olhava em um dos nossos livros da biblioteca missionária, um de seus capítulos tratava sobre metas. No início do capítulo dizia: “Metas expressam o desejo de nosso coração” (pg 156). Percebi o quão importante seriam as metas de curto e longo prazo para aquelas pessoas e como essas metas as ajudariam a terem sucesso na vida delas e serem mais felizes. Eu sabia que por meio daquelas metas e planos que a vida delas seria transformada, elas teriam mais esperança e assim elas sentiriam maior felicidade e suas vidas teriam maior propósito do que apenas acordar, comer e dormir.

Foi pensando naquelas famílias, nas minhas experiências como missionária, acontecimentos de minha própria vida e das famílias que convivo, que me interessei para escrever esse artigo. Sei que por meio da leitura desse texto você poderá fazer metas de curto e longo prazo, sentir a felicidade que advém de realizar coisas significativas em sua vida familiar e pessoal, além de alcançar os desejos sinceros de seu coração.

Mas como podemos definir as metas? De acordo com o dicionário informal, metas são objetivos que devem ser alcançados durante um certo tempo. Elas são algo sólido, algo que podemos imaginar, tocar, realizar, ou seja, são seguras e realistas.

Como fazer metas de longo e curto prazo com a família

· Você precisa pensar exatamente no que está faltando para sua família, quais coisas vocês não gostam, quais coisas vocês desejam que aconteça, depois precisa escrever em um papel.

Advertisement

· O que você quer que aconteça para a sua família são os anseios e desejos de seu coração, esses desejos precisam se transformar em realidade pois são sonhos! Pense nessa frase de Jesse Owens: ”Nós todos temos sonhos. Mas, para tornar os sonhos realidade, é preciso uma enorme quantidade de determinação, dedicação, autodisciplina e esforço”. Deseje profundamente que seus sonhos se tornem realidade.

· Defina o tempo que deseja alcançar seus desejos (sonhos). Eles podem ser de curto prazo (de 1 a 6 meses), ou de longo prazo (de 6 meses a mais de um ano). Quando definimos um tempo esse é o começo de um bom planejamento pois você estará visualizando seus objetivos e deixando de procrastinar. Muitas pessoas procrastinam e vivem com essas frases: “Um dia eu chego lá! Um dia eu alcançarei”, e nada nunca acontece pois não foi determinado um tempo para alcançar e nenhuma ação foi feita. Então defina um prazo com a família e os alcance, você é capaz, aja!

· Tenha ações significativas, ou seja, defina o que vocês irão fazer a cada dia para alcançar essa meta (pequenas ações diárias, semanais, mensais ou anuais). Se estão planejando fazer uma viajem, se estão planejando sempre guardar dinheiro na poupança, se estão planejando comprar uma casa à vista, ou um carro, se estão planejando comprar um móvel para a casa sem ser a prazo, se planejam eliminar uma dívida, economizar nas despesas, gastar menos. Qualquer dessas metas precisam de ações. Sem ações, sem reações! Portanto, planeje suas ações.

· Tenha esperança que vai conseguir alcançar seus objetivos. Imagine-se realizando, esse é um ponto importantíssimo no que chamamos de contemplação. Contemple e se veja no futuro. “No trajeto para a Torre Eiffel, nem uma só vez olhei para os telhados de Paris: eu flutuava sobre um mar de branco e azul, nada mais vendo senão meu objetivo”. Alberto Santos Dumont

· Tenha pessoas como exemplo. Pessoas que alcançaram seus sonhos quase impossíveis, se elas podem você também pode, pense desse modo.

Advertisement

· Comece a andar na direção de suas metas. Ande de mãos dadas com sua família, quando as famílias realizam atividades juntas o poder de realização é muito maior.

Se você acha que essas informações não são suficientes, estude sobre metas, pesquise em sites, leia livros que tratam do assunto. Porém o mais importante é acreditar e agir.

Por fim escrevo as palavras de um homem de negócios: “Estou plenamente convencido de que se não estabelecermos metas na vida e aprendermos a dominar as técnicas para alcançarmos nossas metas, podemos chegar à uma idade avançada e rever nossa vida, percebendo que atingimos apenas parte de nosso pleno potencial. Se aprendermos a dominar os princípios do estabelecimento de metas, seremos então capazes de fazer uma grande diferença nos resultados que alcançaremos nesta vida”. (Russell M. Ballard)

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.