Não deixe a vida passar diante de seus olhos

Não deixe que a vida passe diante de seus olhos, planeje com sabedoria suas atividades, mas lembre-se também de reservar tempo para trabalhar, divertir-se, e o mais importante: aproveitar o tempo junto com suas pessoas amadas.

Shannon Symonds

O mundo de hoje parece ir em um ritmo cada vez mais acelerado. Albert Einstein teorizou que se você ficasse no alto de uma escada, o tempo passaria mais rápido. David Derbyshire relatou que cientistas provaram parte de suas teorias da relatividade. Eles mostraram que relógios atômicos medem o tempo mais rapidamente quando estão em uma altura mais elevada. Será que isso significa que deveríamos dormir no porão para o tempo passar mais devagar e evitarmos o envelhecimento? Porque como mãe, eu sinto que o tempo passa mais rápido quanto mais atividades eu planejo e quanto mais filhos eu tenho. Eu chamo isso de “Teoria da Relatividade de Shannon.” Quanto mais pessoas eu me relaciono, menos tempo eu tenho. Eu às vezes me pego desejando que o dia tivesse mais horas.

Se você tem um calendário codificado por cores, se você sente que passa seus dias levando as crianças de um lugar para o outro, pode ser que você esteja sentindo que o tempo está passando mais rápido do que deveria. Em um esforço para ser um bom pai ou mãe e promover as melhores oportunidades de vida para nossos filhos, nós os matriculamos em esportes, aulas de música, clubes, cursos extracurriculares e atividades da igreja. Mesmo com boa intenção, geralmente causamos um grande estresse para eles e para nós. A gente realmente precisa de mais tempo, ou deveríamos avaliar melhor o que fazemos com nosso tempo?

Em um artigo da revista Psychology Today (Psicologia hoje), o autor David Elkins explorou o assunto sobre pais que sobrecarregam a agenda dos filhos. Ele relatou que fazemos isso para dar a nossos filhos as melhores experiências da vida. Porém, como resultado de viver a vida em uma velocidade exagerada, aumentamos o estresse de nossa família, o que não é bom para nossa saúde física. Reduzimos as oportunidades de nossos filhos serem criativos, o que é algo importante. Sobrecarregar a agenda dos filhos diminui as chances de desenvolverem relacionamentos significativos com familiares distantes, e o mais importante, eles perdem a oportunidade de brincar.

David Gerrard disse: “Um dia, sua vida irá passar como um flash diante de seus olhos. Assegure-se de que valerá a pena assisti-la.” O que queremos que nossos filhos se lembrem de suas vidas conosco? Quando eles assistirem aos filmes caseiros de suas infâncias, eles estarão presos no cinto do carro, comendo fast food, correndo para a próxima aula ou estarão brincando no parque?

Alguns anos atrás, o mundo parecia ser um lugar diferente. Eu e minha família podíamos ir à praia passear, deitar na areia e ver os caranguejos andando, explorar buracos nas pedras feitos pela maré e construir fortes de areia. Nós não estávamos gastando tempo. Estávamos aprendendo a trabalhar em equipe em projetos, aprendendo a amar a natureza e a criar. Com as mudanças do mundo, as crianças passaram a ser mais supervisionadas em tudo e estão com menos tempo para ponderar sobre as coisas ao redor delas.

Advertisement

Brincar é importante. A autora Hara Estroff Morano da revista Psychology Today (Psicologia Hoje) explicou em seu artigo,“The Power of Play” (O Poder da diversão), que se divertir é importante para a saúde física, para o desenvolvimento do cérebro, aumenta a capacidade de criar, conectar-se e encontrar o amor. Portanto, sabendo que divertir-se é importante neste mundo acelerado, como podemos diminuir o ritmo de nossas vidas e criar tempo para diversão?

Aqui estão algumas ideias e dicas para criar momentos para brincar em nossas vidas, e aprender a viver mais os momentos e menos o calendário.

Planeje um dia sem planos

Escolha alguns dias do mês para você e sua família, e não encha esses dias com atividades planejadas. Todo mês escolhemos um fim de semana para passear fora da cidade e fazer algo não planejado juntos. Quando nossos filhos eram pequenos, sábado era chamado carinhosamente de “O dia de pular no parque”. Com nossa renda limitada, nos revezávamos escolhendo um lugar para fazer um piquenique e brincar. O passeio não custava nada, a não ser pelo preço do combustível, e aquelas memórias sãos as favoritas de minha família.

Visite lugares seguros para se divertirem

Informe-se sobre lugares em sua região que são seguros para seus filhos brincarem. Conhecemos uma praia isolada que visitamos frequentemente, que tem uma área rasa segura para as crianças brincarem. As crianças nunca ficam fora de vista e podemos passear juntos. Elas se sentem livres. Encontram coisas para usarem como boias, e no verão passado construíram um belo castelo de areia que elas encheram de suco em pó cor-de-rosa e flores. Eu fotografei o castelo e gravei um precioso momento da vida delas.

Desconecte-se,

desligue-se e deixe que seus filhos experimentem o silêncio. Desligue as mídias, música alta e televisão. Crie essa atmosfera quieta às vezes.

Advertisement

Pratique o hábito de ter um momento e de viver aquele momento

Essa é uma técnica que eu uso e já ensinei outras pessoas a usarem durante momentos de estresse: pare e acalme-se. Tome um fôlego profundo e purificador, expire por um pouco mais de tempo do que inspirou. Repita o processo por três vezes. Sinta o cheiro no ar. Feche os olhos e ouça os sons ao redor de você por um momento. Pondere sobre as coisas que ouviu. Abra seus olhos e note os detalhes. Você nota algo novo ou bonito? Sinta os tecidos de suas roupas ou a textura da cadeira ou algo próximo. Sinta seus pés no chão e a energia da Terra. Respire fundo novamente e expire lentamente. Estique-se um pouco e volte mais calmo ao mundo.

Abraham Lincoln disse: “Não são os anos em sua vida, mas a vida em seus anos que importam”. Isso significa encher sua vida com mais atividades ou melhorar sua qualidade? Não deixe que a vida passe diante de seus olhos, planeje com sabedoria suas atividades, mas lembre-se também de reservar tempo para trabalhar, divertir-se e o mais importante: aproveitar o tempo junto com suas pessoas amadas. Essa semana, planeje um pouco menos e reserve um pouco mais de tempo para se divertir.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Don’t let life FLASH before your eyes, de Shannon Symonds.

Toma un momento para compartir ...

Shannon Symonds

Shannon Symonds worked 14 years as an Advocate for families experiencing Domestic or Sexual abuse while raising 6 children in Seaside Oregon. She loves to laugh, write, run, paint and most of all play with her family and friends.