Aprenda a lidar com o ressentimento antes que ele lhe sufoque

Você não consegue perdoar alguém que lhe faz mal? Aprenda a lidar com o ressentimento, antes que este sentimento negativo cause males espirituais, emocionais ou físicos.

73 views   |   shares
  • O ressentimento é uma sensação do ser humano tão forte, comum e histórica que virou tema de estudo filosófico. Friedrich Nietzche, um filósofo alemão que viveu no século XIX, definiu o ressentimento como uma emoção sentida por alguém depois de um sofrimento provocado por outra pessoa, conforme explicado neste artigo.

  • Apesar de muitas vezes ser confundido com mágoa, o ressentimento é um pouco diferente, já que é uma tristeza ou uma mágoa provocada por outra pessoa, mas que vem, geralmente, acompanhada pelo desejo de vingança. Pode ser uma vingança ativa, em que a pessoa realmente faz algo para retribuir a ofensa, ou passiva, em que o ressentido fica imaginando uma vingança, mas ela não é, de fato, efetivada. Tal definição foi confirmada também pelo dicionário Michaelis, que descreve a palavra como “recordação de uma afronta, acompanhada do desejo de vingança”.

  • Seja acompanhado de vingança ativa ou não, a verdade é que o ressentimento nunca é agradável, já que aquele que o carrega não fica em paz, mas matuta o insulto sofrido constantemente e por muito tempo.

  • Sentimentos negativos e as doenças

  • Nem sempre as pessoas que são ofendidas de algum jeito conseguem simplesmente esquecer o que aconteceu e viver sua vida em paz, ou ainda, perdoar o ofensor, conforme ditam os bons costumes éticos e religiosos.

  • Sentimentos negativos são muito comuns, e até naturais, pois o ser humano tem uma forte tendência a carregá-los. No entanto, é essencial que se busque ajuda para minimizá-los, por vários motivos, mas principalmente, para que aquele que se ofendeu consiga mais tranquilidade em tocar sua vida e realizar seus objetivos.

  • Muitos estudos comprovam que sentimentos negativos são algumas das grandes causas das mais variadas doenças. Explicações mais detalhadas sobre essa relação podem ser encontradas aqui.

  • Advertisement
  • Lidando com o ressentimento

  • Não é fácil simplesmente esquecer uma ofensa e se despojar do ressentimento. Então, que tipo de atitude tomar para lidar com essa sensação tão desagradável? Este artigo dá algumas explicações:

    • Segundo a psicologia de um modo geral, ignorar sentimentos negativos ou tentar evitá-los não é exatamente a melhor saída. Geralmente quando se tenta, a todo custo, “arrancar” um sentimento ruim, na verdade a pessoa está dando valor demais para ele e fazendo com que fique ainda mais forte.

    • O primeiro passo para lidar bem com o ressentimento ou com qualquer outro sentimento é ter consciência dele, e tentar descobrir qual é o motivo real de existir. Se a pessoa se ressentiu tanto com alguém é porque o que ela disse ou fez teve um significado muito profundo para ela. Quem sabe a mesma ofensa em outra pessoa não teria o mesmo efeito. É importante, então, ir a fundo nas razões que provocaram o sentimento, para que a pessoa consiga se conhecer melhor e entender como funcionam as emoções para ela. O que não significa que ela deva concentrar toda a sua energia nisso.

    • Muitas pessoas acreditam que um ressentimento pode ser uma bobagem que não merece tanta atenção. Mas quando ele está atrapalhando a pessoa, de alguma forma, seja em grande ou em pequena proporção, o ideal é buscar ajuda terapêutica, para que ela aprenda a compreender melhor os sentimentos, e consiga, a curto ou longo prazo, encontrar o bem-estar.

    • Ajuda espiritual ou filosófica também pode ajudar a minimizar o ressentimento e outros males emocionais.

  • Cuide para que o veneno do ressentimento não contamine a sua alma.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Aprenda a lidar com o ressentimento antes que ele lhe sufoque

Você não consegue perdoar alguém que lhe faz mal? Aprenda a lidar com o ressentimento, antes que este sentimento negativo cause males espirituais, emocionais ou físicos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr