Traição x Carência: Fortalecendo a autoestima e o autocontrole

É importante refletir sobre a traição como sendo fruto de um desequilíbrio pessoal manifestado pela carência, baixa autoestima e falta de autocontrole. Este artigo pode ajudar ambos, o traidor e o traído.

58,404 views   |   156 shares
  • Nossa civilização sempre presenciou a traição, seja de maneira velada ou de formas mais escancaradas. No entanto, nos tempos atuais muitos estudos sugerem que a infidelidade configura alguma distorção que pode e deve ser corrigida.

  • Segundo o psiquiatra Luiz Alberto Py no artigo "Traição deve ser encarada como um problema de quem trai" publicado no site: "E confiar no outro significa dar ao parceiro um crédito de confiança e ter em mente que cada um é responsável por sua própria felicidade. Ou seja, a traição deve ser encarada como um problema de quem trai e não de quem é traído".

  • Carência afetiva

  • Todo ser humano, em algum momento da vida, sente-se carente. O que representa realmente um problema é quando essa sensação se torna contínua. Pessoas carentes exigem atenção todo momento e por qualquer razão se sentem preteridas. A carência pode desencadear muitos problemas no relacionamento amoroso, principalmente porque a pessoa está sempre procurando alguém que a satisfaça. Diante de uma crise matrimonial, o cônjuge carente pode ficar tão vulnerável a ponto de se envolver em um caso extraconjugal. O grande problema é quando ele percebe que além de não satisfazer suas carências, a traição só provoca maior sofrimento.

  • Alguns enganos provocados pela carência afetiva

    • Basta sentir que o marido ou a esposa estão envolvidos em algum projeto ou dificuldade, o pensamento cria: "Não me ama mais", "Não me deseja", "Não sou nada na vida dele".

    • O ciúme está sempre presente: "Acho que ele tem outra".

    • Liga-se a qualquer pessoa que lhe dá o mínimo de atenção porque não se sente valorizado pelo cônjuge.

  • É extremamente recomendável procurar analisar o que está acontecendo e, o quanto antes vencer a insegurança provocada pela carência afetiva.

  • Autoestima

  • A baixa autoestima é um fator determinante nas crises de relacionamento. Muitas pessoas acabam se envolvendo em casos extraconjugais para provarem que conseguem satisfazer alguém. Nesse caso, a autoestima está tão definhada que a pessoa se engana a ponto de acreditar que casos fortuitos podem ser mais interessantes do que o casamento.

  • Advertisement
  • Para uma pessoa insegura, de baixa autoestima, conseguir alguém que lhes dê um mínimo de atenção é como uma vitória pessoal. Ela então se sente em condições de mostrar-se capaz e consegue esconder, de si mesma, sua insegurança.

  • Autocontrole

  • Diante de qualquer dificuldade pessoal ou no casamento em que a pessoa se sinta carente e insegura, o melhor é sempre não dar ouvido ao ego que impulsiona o "provar" algo. Investir em si mesmo, procurando ser e fazer coisas admiráveis não para os outros, mas para si mesmo é enriquecer a própria estima e se livrar do engodo da infidelidade. Quando não se está feliz consigo mesmo, não será outra pessoa a satisfazer a carência, porque ela é pessoal. Manter o autocontrole diante da tentação de enveredar por caminhos que levarão a grandes arrependimentos é o mais recomendável sempre. Nesses momentos há que se pensar: "Procuro prazer ou felicidade?".

  • "A terapia de casal ou individual pode ser o lugar certo para lidar com o problema, enfrentar as dificuldades e retomar a vida com mais felicidade e segurança interna", afirma a psicóloga Tais Azevedo na matéria "Traição na relação amorosa".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Traição x Carência: Fortalecendo a autoestima e o autocontrole

É importante refletir sobre a traição como sendo fruto de um desequilíbrio pessoal manifestado pela carência, baixa autoestima e falta de autocontrole. Este artigo pode ajudar ambos, o traidor e o traído.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr