7 atributos de um casal de sucesso

Reflexões sobre o que é e como se tornar um casal de sucesso, levando em consideração alguns atributos essenciais.

Suely Buriasco

O que faz um casal ser de sucesso não é a ausência de conflitos entre eles, muito menos a falta de problemas em sua vida, até porque, nesse caso, isso seria uma utopia. Na vida de qualquer casal os bons e maus momentos se oscilam, as dificuldades ora se avultam ora se desfazem. O que transforma um casal em sucesso é a forma como enfrenta as dificuldades, priorizando sempre o sentimento que os une.

Conforme descreveu Caio F Abreu: “Não eram um casal perfeito, daqueles de cinema. Brigavam muito, ficavam um tempo sem se falar… Mas no fundo eles sabiam que tudo era joguinho bobo de orgulho, e que por trás das caras fechadas e bicos não se aguentavam de saudade… Mas uma coisa é certa… Eles se amavam mais do que qualquer coisa”.

Muitos são os atributos que precisam ser desenvolvidos para que o casal se torne de sucesso, mas alguns são básicos:

1- Amor

Um casal de sucesso entende que mesmo diante das dificuldades, dos desentendimentos e das diferenças existe um elo maior que o une e, portanto, usa das intempéries para crescer junto. Ao ser priorizado o amor blinda o relacionamento contra tudo o que os pode separar pelo simples fato que desejam manter a convivência de forma sadia e harmoniosa. Um casal assim é formado por pessoas que compreendem o amor como um tesouro a ser guardado.

2- Afinidade

Cônjuges que desejam ser felizes priorizam as afinidades em detrimento às diferenças; valorizam a si mesmo e ao outro e cultivam compatibilidades. Diante das divergências buscam um acordo que satisfaça a ambos. Nesse intuito aconselha a médica Cibele Fabichak, autora do livro Sexo, Amor, Endorfinas & Bobagens da Novo Século Editora: “Para tanto, recorra ao diálogo sincero“.

Advertisement

3- Desejo mútuo

O sexo é um elemento fundamental para a grande maioria dos casais e merece, portanto, grande atenção. É importante conhecer a si mesmo e ao cônjuge no sentido de buscar satisfação mútua. Mas é importante que o desejo seja cultivado em pequenas ações no cotidiano. Namorar e cortejar, desenvolvendo a cumplicidade na intimidade é essencial para uma vida sexual sadia.

4- Confiança

Ciúme exagerado, insegurança e desejo de manter o controle sobre a vida do cônjuge detona qualquer relacionamento. Um casal de sucesso estimula a autoestima e transmite confiança ao outro. Desenvolve, assim, o respeito à individualidade de cada um e promove a paz no relacionamento.

5- Bom humor

Um casal de sucesso valoriza o humor da relação, promovendo situações agradáveis para ambos. Ri junto, diverte-se com frequência e entende que vale a pena transformar desentendimentos em boas risadas. Busca surpreender positivamente o cônjuge e sente-se feliz em provocar sorrisos nele.

6- Compatibilidade de valores morais

Compreender e respeitar os valores morais do cônjuge é essencial para a felicidade do casal. Faz parte do sucesso a adequação de um e do outro, lembrando que ninguém é perfeito, também é importante desenvolver o perdão e a empatia no relacionamento amoroso.

7- Apoio mútuo

O êxito na relação depende do esforço dos dois em incentivar a realização pessoal e profissional do outro. Apoiar-se nas dificuldades e estimular o sucesso de cada um é fundamental para a felicidade da união. Duas pessoas vitoriosas constroem um casal de sucesso.

Advertisement

Assim, um casal feliz não é um casal perfeito, e sim aquele que anda pela vida de mãos dadas, fortalece os elos e compreende o sucesso como construção diária e ininterrupta.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.