Quando a idade vai chegando: Como perceber os ganhos disso

A vida é um grande best seller escrito pelo melhor autor de todos os tempos, você!

Renata Finholdt

A vida passa como um piscar de olhos, como um sonho, e quando nos damos conta estamos mais amadurecidos e deixamos para trás fases que não voltam mais. Mas todas as fases da vida reservam grandes alegrias e perspectivas, é preciso apenas saber aproveitá-las e tirar o melhor de cada uma delas.

Quando mais novos, olhamos para o futuro e enxergamos uma vida inteira pela frente, cheia de novos desafios e aprendizados; porém, quando a idade vai avançando, vemos que o aprendizado persiste em qualquer época e que nós somos o conjunto de coisas que aprendemos e vivemos até então. Isso tudo é maravilhoso.

1 – Pense em todas as experiências que a vida lhe proporcionou e o quanto você pode aprender com cada uma delas. Todos os desafios que você conseguiu de uma forma ou outra sobrepujar e a capacidade que descobriu em si próprio para vencer esses desafios. Pense nos medos que tinha em sua juventude e como eles foram se esvaindo à medida que os anos passaram. Você foi capaz de viver tudo isso e aprender com cada uma dessas oportunidades.

2 – Agora pense no legado que sua vida até agora significa. O que você tem colaborado para o crescimento das pessoas a sua volta e, principalmente, em como continuar colaborando com sua experiência. Essa oportunidade de transmitir conhecimento pode ser feita de várias formas, mas principalmente através do bom exemplo. Use sua história de vida para ensinar e ajudar as pessoas a sua volta, isso lhe deixará muito mais feliz.

3 – Reflita sobre as coisas que realizou na vida e nas que ainda quer realizar e escreva sua missão pessoal, mas principalmente tenha o compromisso consigo mesmo de vivê-la a cada dia. Descubra o que você quer e planeje como alcançar esses novos objetivos tendo por base sua experiência de vida, você vai ver como ela vai lhe ajudar muito. Lembre-se, a Terra foi primeiramente planejada e depois o Senhor executou a criação, como podemos aprender em Gênesis, no Velho Testamento.

Advertisement

Abraham Maslow, um grande psicólogo americano, disse certa vez:

“Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento. O crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes.”

No decorrer da vida, com certeza, você já teve grandes experiências e aprendizados que fizeram com que você se tornasse quem é hoje. Tal como um livro com alguns bons capítulos escritos, no entanto, há muito ainda para registrar neste grande “best seller”, viva e use bem sua experiência para viver cada dia melhor.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.