A fórmula perfeita para salvar um casamento

A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos de Jesus Cristo.

Beth Proenca Bonilha

Sabe aquela receita de bolo, doce ou torta que um amigo ou parente faz e ao provar você imediatamente diz: Que delícia, me passa a receita?

Ao chegar na sua casa prepara a receita mas ao provar parece que não ficou exatamente como o que havia experimentado. O que será que acontece?

Normalmente se diz que é a “mão” da pessoa, cada um tem um jeito para fazer as coisas.

Assim acontece com o casamento, as pessoas são diferentes, não dá para aplicar as mesmas ações da mesma maneira para todos os casais e esperar o mesmo resultado pois cada um tem suas particularidades e maneira de agir, pensar ou mesmo de ver a mesma situação.

Por isso é que na fórmula perfeita para salvar um casamento o ingrediente mais importante e que deve encabeçar a lista é: Não faça comparações. Não fique comparando seu marido ou esposa com o marido e esposa de seus amigos ou amigas. Somente após este ingrediente em mãos é possível começar a elaborar toda a fórmula para salvar o casamento

Advertisement

Receita básica

O restante dos ingredientes deve ser usado de acordo com a necessidade de cada casal, na ordem e dose que for mais adequada, são eles:

  • Amor

  • Respeito

  • Honestidade

  • Paciência

    Advertisement
  • Tolerância

  • Cumplicidade

  • Desejo

Modo de fazer

Após colocar o ingrediente principal que é: não faça comparações, observe qual é a prioridade do relacionamento. Se o amor não estiver na quantidade certa, comece relembrando o momento em que se conheceram, como era ver seu cônjuge chegando, o que mais o atraia em você. Resgate sentimentos que surgiam quando estavam juntos e proporcione momentos para que estes sentimentos possam reacender em você.

Advertisement

Se já não houver respeito providencie urgente meios para que a mudança de comportamento aconteça. Busque terapia, aconselhamento profissional ou religioso. Façam metas e comprometam-se a evitar as agressões, sejam elas verbais ou físicas. Como tudo na vida o ser humano se adapta facilmente, é só uma questão de decisão e empenho.

Normalmente o ingrediente que falta com mais facilidade é a paciência. A convivência sem que o amor seja nutrido atrelado aos compromissos e responsabilidades com a própria família, trabalho, estudo, etc, faz com que a paciência se esgote e comecem os conflitos. A falta de tolerância é um grau elevado de falta de paciência. É quando o casal já não consegue nem mesmo manter-se no mesmo espaço físico. Nestes casos para trazer a dose ideal de paciência ao relacionamento é preciso primeiro tratar o indivíduo, controlando a ansiedade, os desajustes e frustrações pessoais que consequentemente acabam afetando o relacionamento. O que o cônjuge pode fazer é dar apoio sem cobranças ou julgamentos. Quando o indivíduo estiver equilibrado começa-se a tratar o relacionamento novamente.

Com a paciência reestabelecida a tolerância torna-se hábito e a convivência agradável. Trazendo doses adequadas de cumplicidade entre o casal. Um relacionamento onde não há cumplicidade normalmente faltará honestidade, e é um ingrediente que precisa compor o relacionamento para dar liga a ele. É a honestidade que gerará a cumplicidade e fará com que o casal mantenha-se firme diante das adversidades e crises.

Após todos estes ingredientes terem sido colocados na medida e ordem adequada, reserve e observe, mexendo de vez em quando para não desandar. Fique atento caso perceba a necessidade de acrescentar uma dose a mais de um ou outro ingrediente.

Por último, quando perceber que a relação está homogênea e resistente, perceberá que a própria mistura fará brotar um ingrediente precioso, o desejo. Este ingrediente só se forma quando todos os outros estão em harmonia. Mas, quando ele surgir preserve-o, cuide e alimente com atenção, carinho, comprometimento, concessões e doação.

Advertisement

Verá que ao final da preparação da fórmula perfeita para salvar seu casamento restará um perfume agradável e saboroso no lar. Delicie-se! E se solicitado passe a receita adiante, mas não se esqueça de alertar que como qualquer outra receita, as medidas e ordem dos ingredientes pode variar, e quem está manipulando a receita é que deve sentir a necessidade. Vai da “mão” de cada um.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu