Você traiu seu cônjuge. O que fazer agora? 10 maneiras de recuperar a confiança perdida

Em todas as coisas seja fiel a si mesmo e aos votos que você fez. Em todas as suas palavras e ações mostre que você pode ser confiável novamente.

Gary and Joy Lundberg

A recuperação da confiança é um processo que leva tempo. As 10 maneiras seguintes irão ajudá-lo nesta jornada.

1. Reconheça o mal que fez

Seja completamente honesto com o seu cônjuge, não esconda nada. Não tente encobrir. Se você não for honesto, a verdade irá se manifestar mais tarde e confiança será muito mais difícil de recuperar. Se a ofensa foi um caso extraconjugal, não entre em detalhes vívidos. Isso vai criar imagens visuais na mente de seu par, que são difíceis de apagar.

2. Peça desculpas – sinceras desculpas

Isso talvez seja algo que precisará ser feito várias vezes. Deixe o seu companheiro ver a dor que você sente por ter-lhe traído. Se a traição é uma mudança de natureza, isso vai levar tempo. Seu cônjuge precisa ver a profundidade de sua tristeza por suas ações, e que você está realmente arrependido pelo que fez.

3. Não justifique suas ações

É tentador dizer razões por que você fez o que fez. Quando um erro é feito, simplesmente admita-o e não dê desculpas. Não tem desculpas que justifiquem a traição. Só fazem parecer que você não está sendo sincero e que não foi culpa sua. Admita que a culpa foi sua e de mais ninguém.

4. Permita que seu cônjuge fique com raiva de você

Vamos ser francos: o seu cônjuge vai ficar com raiva de você por causa do erro. É profundamente doloroso ser traído. Essa raiva não vai ser suficientemente expressa em apenas uma sessão. Pode necessitar ser expressa por diversas vezes, dependendo da natureza da ofensa. Seja paciente como o seu cônjuge enquanto ele se cura do mal.

Advertisement

5. Não esconda nada de seu cônjuge

Deixe que ela ou ele saiba onde você está em todos os momentos para que não comecem a imaginar coisas. Isso não significa fazer relatórios detalhados, é simplesmente mostrar cortesia. Esta cortesia trará confiança. Esteja onde você diz que estará, faça o que você diz que vai fazer. Se houver mudança de planos, por respeito, deixe seu cônjuge saber.

6. Agradeça o perdão que o outro lhe deu

É difícil para um cônjuge perdoar uma traição. Reconhecer o perdão quando foi dado é vital para o processo de cicatrização. Acredite que o seu cônjuge é totalmente sincero quando oferece o perdão. Aceite-o e seja grato por isso. Pode levar algum tempo para o perdão vir totalmente, mas, eventualmente, com paciência, ele virá.

7. Ore por ajuda divina para superar o problema que esse ato desonesto lhe causou

Não há nada tão poderoso quanto a oração. Há algumas coisas que uma pessoa não pode fazer por conta própria, e esta é uma delas. Existe ajuda divina disponível. Fique de joelhos para alcançar essa ajuda. Lembre-se da frase: “Com Deus todas as coisas são possíveis.”

8. Diariamente reafirme seu amor ao seu cônjuge

As palavras “eu amo você” são poderosas. Diga-as ao seu cônjuge todos os dias. Em seguida, encontre maneiras de demonstrar isso, como por exemplo, ajudando com as crianças, fazendo tarefas domésticas, tendo uma noite para saírem juntos regularmente para jantar ou um concerto. Continuamente encontre maneiras de mostrar o amor que você tem expressado verbalmente.

9. Mostre sua vontade de fazer o melhor

Deixe o seu rosto mostrar uma atitude feliz, mas não irreverente. Deixe sua tristeza visível, sem parecer miserável e desolado.

Advertisement

10. Viva uma vida digna de confiança

Em todas as coisas seja fiel a si mesmo e aos votos que você fez. Em todas as suas palavras e ações mostre que você pode ser confiável. Com o tempo, suas palavras e ações testemunharão seu verdadeiro arrependimento. O que possibilita construir um casamento talvez até mais forte do que era antes. Vai valer a pena todo o esforço, não só para si e seu companheiro, mas para sua posteridade.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original You’ve betrayed your spouse: What can you do now? 10 ways to regain the trust of a spouse.

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email