Como fazer cartões caseiros

Descubra que criar um cartão caseiro com sua personalidade pode ser algo simples e fácil de ser feito!!!

Amanda Zago

Todos os dias são ocasiões especiais para se entregar um cartão a alguém, e nada mais eficiente e prático do que saber confeccionar seus próprios cartões. Ao aprender a fazer seus próprios cartões, poderá adequá-los às datas comemorativas específicas de cada ano, fazendo com que essas comemorações marcantes nunca passem despercebidas em sua família.

Agora, vamos à criação e confecção dos cartões: a primeira coisa a lembrar quando se confecciona um cartão é que não existem modelos específicos e padronizados, existem ideias que outras pessoas já realizaram, e que você pode seguir também, porém o mais legal ao criar um ou vários cartões é o uso da sua imaginação e criatividade, pois isso oferece uma personalidade única a sua obra-prima. Cartões podem ser grandes ou pequenos, não existe uma regra, eles podem ser coloridos e cheios de enfeites ou simplesmente conter somente escritas por dentro e por fora. Você escolhe, afinal a obra-prima é sua, e a oportunidade de apresentar suas ideias no papel e depois entregá-las a alguém também é única e exclusivamente sua. Por isso, inove, invente, deixe a arte que está dentro de você despertar e ser refletida no papel e posteriormente no sorriso das pessoas.

Então, vejamos quais são os materiais para se confeccionar um cartão:

Papel resistente

O primeiro item que você precisará para começar sua arte é o papel. Pode ser usado qualquer papel, mas para que seu trabalho fique elegante, a qualidade do papel é essencial. Você pode usar folhas de sulfite? Mas é claro que sim, porém se você for passar muita cola e enfeitar muito, a folha de sulfite vai rasgar e seu trabalho se tornará uma meleca… Por isso, é melhor e mais aconselhável usar cartolina, papel-cartão ou algum outro tipo de papel que irá resistir às intempéries pelas quais irá passar.

Cola

A cola é essencial neste trabalho, pois é ela quem irá fixar as figuras ou enfeites em seu cartão. Pode ser qualquer cola, mas para não desperdiçar cola ao final do trabalho e para que fique um cartão caprichado, é aconselhável usar cola diluída em um pouco de água. Para saber se deu certo ou não a diluição que fez, verifique se a cola continua grudenta quando se mistura ela, e se não ficar, acrescente um pouco mais de cola ou água, se ficar grudento demais. Repita a operação sempre que necessário até atingir o ponto certo. A cola diluída evita que as figuras se rasguem ou que o cartão fique todo manchado, por isso sugerimos essa ideia para você.

Advertisement

Tesoura

É interessante ter a fácil acesso tanto uma tesoura comum como também tesouras com cortes diferentes, pois assim você poderá decorar as laterais do cartão de diversas maneiras diferentes.

Figuras, glitter, lantejoulas e enfeites

Tenha em mãos figuras – podem ser recortes de papéis de presente, revistas, papel para decoupage ou pode ser algo que você desenhou – para decorar a capa de seu cartão. Use glitter, lantejoulas e enfeites dentro ou fora de seu cartão para deixá-lo com um ar mais alegre e cheio de vida.

Agora que você já descobriu quais são os materiais, vamos à montagem do cartão:

1. Corte a cartolina ou o papel-cartão do tamanho desejado

2. Dobre o papel que você cortou ao meio

3. Arrume as laterais dele

, seja cortando com tesoura normal ou tesoura de corte diferente;

4. Recorte a figura desejada

, passe um pouco de cola nela e arrume-a delicadamente na capa do cartão;

Advertisement

5. Depois que secar,

passe uma demão de cola por cima da figura

para que fique brilhante, ou se for usar glitter, aproveite essa demão de cola e espalhe o glitter por cima para que fique mais brilhante;

6 . Decore

as abas e as laterais do cartão com lantejoulas ou enfeites (como fitas, pedaços de papel brilhante, etc). Pode ser enfeitado por dentro também, mas lembre-se de deixar o cartão aberto para que seque a parte interna.

7. Deixe secar bem

Se o cartão ficar um pouco torto ou virado para dentro, coloque-o dentro de um livro depois de seco, e ele voltará ao normal.

8. Finalize

escrevendo uma bela mensagem e expressando seu amor e apreço para quem você vai entregar o cartão.

São esses os passos para se montar cartões caseiros, são simples e podem ser feitos por aqueles que desejarem, e podem ser uma das formas mais belas de demonstrar apreço e carinho por aqueles a quem você ama, então não hesite em confeccioná-los. Use seu talento para alegrar a vida de alguém e a sua própria, pois aquele que dá recebe alegria e amor duas vezes mais.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Amanda Zago

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.