Como uma equipe pode trabalhar unida pelo bem da maioria

Uma equipe que trabalha unida precisa ter em mente quais são as metas da empresa e o que os profissionais precisam fazer para que tudo aconteça em perfeita harmonia.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Um dos conselhos mais difundidos na Bíblia é que “do suor do teu rosto comerás o teu pão…” (Gênesis 3:19). É gratificante poder ver todas as coisas que conquistamos com o suor de nosso trabalho. Porém, é mais gratificante ainda trabalhar em um ambiente onde a equipe se preocupa e valoriza cada profissional da empresa.

Fazer o que se gosta em um lugar onde sabemos que a equipe é agradável ou até mesmo quando trabalhamos em prol do bem-estar familiar, acaba se tornando uma fonte de renovação e de ânimo a cada dia. Porém, quando o ambiente não é bom torna-se algo pesado e muitas vezes causa desmotivação e tristeza.

Como uma equipe pode trabalhar unida pelo bem da maioria?

Uma equipe de trabalho unida precisa ter em mente quais são as metas da empresa e o que nós profissionais (funcionários) precisamos fazer para que tudo aconteça em perfeita harmonia. Um carro para estar em perfeitas condições de uso precisa estar com duas partes importantíssimas em harmonia, uma delas é a parte elétrica e a outra é a mecânica. Quando a parte elétrica dá problema, principalmente na parte principal do carro que o faz funcionar, a parte mecânica também não funcionará. A mesma coisa acontece se for ao contrário, portanto, para que uma empresa fique unida pelo bem da maioria precisamos ter os seguintes atributos:

  • Respeito – Respeitar e aceitar o outro com seus defeitos e qualidades, lembrando que trabalhamos pela mesma empresa e precisamos agir dentro dos padrões que a empresa exige de nós, respeitando a opinião um do outro.

  • Humildade – Precisamos ser humildes para aceitar a correção e principalmente, seguir a ideia do outro. Por vezes quando deixamos de ser humildes, permitimos que o egoísmo tome conta de nossos pensamentos e ações.

    Advertisement
  • Não ser orgulhoso – O orgulho cega os olhos, por causa dele deixamos oportunidades profissionais promissoras passarem despercebidas.

  • Paciência – Precisamos ter muita paciência, como no dito popular: “precisamos ter uma paciência de Jó”, suportar muitas vezes pessoas inconvenientes e que não gostam muito de colaborar.

  • Obediência – Quando resolvemos entrar em uma empresa é porque concordamos com suas diretrizes, seja ela financeira (onde se incluem todos os benefícios) ou profissional. Portanto, seja obediente aos seus superiores e aja com sabedoria no que lhe foi designado.

  • Submissão – Precisamos ser submissos ao receber ordens de nossos superiores. Lembrando que concordamos com isso ao aceitar a proposta de trabalho. Ser submisso não significa ser bobo, significa obedecer às regras e padrões que a empresa exige, aliás obediência e submissão estão interligadas.

A submissão significa também agir com sabedoria, porque se algo acontecer que esteja contra os seus princípios de seriedade e honestidade é necessário reavaliar se a sua escolha foi correta e se esse trabalho é o melhor para você e sua família.

Advertisement

Salário não é tudo, portanto, escolha a melhor parte

O salário é um grande atrativo para entrar nas empresas, mas não faça disso o principal. É bom ter muitas referências da empresa em que pretende entrar, porém, tenha os pés no chão. A empresa pode até ter um ótimo conceito, mas lembre-se, a equipe de trabalho faz grande diferença para que o seu bem-estar e o bem-estar da própria equipe estejam em perfeita harmonia.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.