10 dicas de brincadeiras com adolescentes para professores fazerem em sala de aula

Adolescentes são por natureza dispersos e evasivos. Hoje ainda existe toda a tecnologia para competir com o professor na frente da classe. Torne suas aulas mais interessantes com técnicas didáticas simples.

Michele Coronetti

Muitas vezes parece que estamos falando com as paredes, pois prender a atenção de jovens em uma sala de aula é complicado. Não desanime, eles são assim mesmo e enquanto fazem algo diferente do que olhar para você, ainda conseguem prestar atenção e entender o que está sendo dito.

Talvez a inovação e a criatividade possam ajudar você a reter mais os olhares e a atenção. Algumas dicas e brincadeiras:

  1. Modifique a sala, mude as cadeiras de lugar, forme círculos, quadrados, triângulos ou o que preferir. Só essa mudança e o olho no olho já despertará interesse e atenção.

  2. Trabalhe com letras, use exemplos e chame algum aluno que tenha a inicial da letra que você está usando. Faça-o ser o seu exemplo durante a explicação.

  3. Pegue o tema que você está explicando e aborde de outras maneiras, como com histórias infantis modificadas, troca de personagens. Chame alguns alunos para serem os personagens e monte um teatro improvisado.

    Advertisement
  4. Separe imagens que tenham conexões sobre o assunto abordado. Separe grupos e solicite que, utilizando a figura, eles expliquem à classe sobre o assunto em questão. Deixe-os usar a criatividade.

  5. Leve revistas velhas ou jornais e peça que eles montem, ali mesmo na sala, um painel sobre o tema em discussão. Depois de pronto, eles podem explicar a respeito das escolhas que fizeram ao montar o painel.

  6. Leve-os para fora da sala de aula e promova uma pesquisa de campo, onde eles poderão entrevistar transeuntes, analisar as pessoas, desenhar momentos ou o que a criatividade permitir.

  7. Filmes sempre ajudam a fixar o aprendizado, mas precisam de uma boa sessão de perguntas depois. Promova um grande debate entre eles.

  8. Use um objeto qualquer, uma caneta, um bicho de pelúcia ou um livro pequeno e peça para eles passarem um para o outro enquanto você, virado de costas pra eles, formula uma pergunta. Ao terminar, vire-se e o aluno que estiver com o objeto na mão deverá responder. O objetivo desta brincadeira não é fazer uma chamada oral, mas envolver todos os alunos na explicação e avaliar seu entendimento. Então procure fazer perguntas amigáveis e divirta-se enquanto eles correm para entregar o objeto ao colega.

    Advertisement
  9. Você pode pedir que eles usem a melodia de uma música para fazer uma paródia, colocando na letra explicações pertinentes ao assunto estudado. Pode até fazer um concurso e premiar a paródia mais aplaudida.

  10. Jogos antigos e tradicionais como batalha naval ou xadrez podem ser usados e adaptados para uma brincadeira em sala de aula. Divida a classe em grupos e lance o desafio, utilizando perguntas antes de serem realizados os lances, e quem responder tem o direito de avançar. Forma lúdica de fixar o aprendizado.

Lembre-se que você já passou por esta idade. Tente recordar seus gostos, interesses, objetivos e tenha a certeza de que apesar das décadas serem diferentes, dos recursos estarem muito mais modernos, fomos muito semelhantes. Utilize este conhecimento para ajudá-lo a se colocar no lugar deles e com esta empatia sua aula fluirá rumo ao entendimento e progresso.

Com criatividade e carinho a sala de aula acabará adquirindo um ambiente muito mais agradável onde todos se satisfazem por estarem juntos aprendendo. É possível divertir-se e aprender ao mesmo tempo, e a conexão entre todos se tornará muito maior.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.